Estação Preço de Fábrica impulsiona reciclagem justa e sustentável em Lajeado
A startup de logística reversa inteligente Green Mining criou o projeto Estação Preço de Fábrica, que está revolucionando a forma como a reciclagem é realizada. Com unidades nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Tocantins, o projeto recebe recicláveis e remunera de forma justa quem entrega os materiais, eliminando intermediários da cadeia de reciclagem.
Dessa forma, os responsáveis pela coleta e destinação dos materiais recebem o valor que seria pago em uma usina de reciclagem recicladora. A iniciativa já beneficiou mais de uma centena de pessoas em Lajeado, no Tocantins, em pouco mais de um ano, com a compra e destinação correta de mais de 98 toneladas de resíduos e o pagamento de mais de R$ 100 mil.
O projeto também tem um papel importante na adoção de práticas sustentáveis na cidade. Além dos benefícios ambientais, a Estação Preço de Fábrica busca promover impacto social ao remunerar os catadores de forma justa. A parceria entre a Green Mining e grandes empresas viabiliza a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos.
Desde o lançamento do projeto, em novembro de 2021, já foram compradas e encaminhadas para a reciclagem 3.300 toneladas de resíduos. A Green Mining planeja expandir sua atuação para alcançar cada vez mais pessoas e contribuir com o meio ambiente.
O processo de funcionamento da Estação Preço de Fábrica é simples. Para receber pelo material reciclável, basta baixar o aplicativo gratuito da startup, preencher um breve cadastro e indicar o material que está sendo entregue na Estação. Ao chegar, o material é pesado e lançado no sistema, gerando um recibo para o pagamento, que é realizado via Pix, uma vez por semana.
Em Lajeado, a Estação Preço de Fábrica faz parte do projeto Cidade Limpa e conta com o apoio da Prefeitura e da Associação Ecos da Natureza. Diversos tipos de materiais são recebidos, como embalagens de papelão, papel branco, papel cartão, vidro, latas de alumínio e diversos tipos de plástico. Todo o material é reciclado e reaproveitado, evitando seu envio para aterros sanitários e outros locais de descarte irregular.
Além da reciclagem, a Estação Preço de Fábrica também realiza atividades de educação ambiental nas escolas da região, contando com triciclos elétricos que auxiliam na coleta de materiais recicláveis e funcionam como lojas itinerantes para venda de produtos artesanais em pontos turísticos da cidade.
Outra iniciativa importante é o projeto Artesanato Sustentável, realizado em parceria com a Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE). Esse projeto reaproveita os resíduos plásticos na produção de diversos itens, promovendo a consciência ambiental e a geração de renda para as artesãs locais.
Com o modelo inovador da Estação Preço de Fábrica, a reciclagem se torna uma prática mais justa e sustentável. Ao eliminar intermediários e remunerar de forma justa os catadores, o projeto incentiva a coleta de diversos tipos de materiais, valorizando aqueles que geralmente não recebem a devida atenção. A iniciativa da Green Mining mostra que é possível aliar responsabilidade ambiental e social, tornando o mundo um lugar melhor para todos.