HUB da Cidadania festeja 1 ano e revela ampliação para Salvador

hub da cidadania

Hub da Cidadania celebra 1 ano e anuncia expansão para Salvador

No primeiro aniversário do HUB da Cidadania, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e o Instituto HEINEKEN anunciaram importantes novidades. O projeto, que começou na cidade de São Paulo, tem como objetivo promover a inclusão de catadores autônomos e em situação de rua, oferecendo acesso a serviços sociais, políticas públicas, informações e apoio à capacitação profissional.

Durante o primeiro ano de atuação, o trailer do HUB percorreu diferentes regiões da capital paulista, atendendo cerca de 1.300 catadores. Esse número superou a meta estipulada no início do projeto, que era de mil atendimentos. Entre os trabalhadores atendidos, 47% se encontram em situação de rua, o que ressalta a importância do trabalho realizado.

O evento de comemoração do aniversário, que será realizado no dia 9 de agosto, trará diversas novidades. Entre elas, estará a apresentação dos resultados do primeiro ano do projeto e a sua expansão para Salvador, capital da Bahia, com o apoio da Tetra Pak.

“A região Nordeste, em especial a Bahia, é uma prioridade para a Tetra Pak”, afirma Valeria Michel, diretora de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul da empresa. “Ter o foco no social, trabalhar junto a catadoras e catadores para melhorar a vida dessas pessoas, é imprescindível. Afinal, são elas e eles que não deixam materiais recicláveis se perderem, sem utilidade”, acrescenta.

Assim como em São Paulo, cada catador autônomo de Salvador receberá atendimento individualizado pelo escritório móvel a partir de janeiro de 2025. A escolha da cidade como próxima sede do HUB da Cidadania reflete o compromisso do projeto em atender regiões com alto potencial de transformação social.

O evento também marcará a assinatura da renovação do projeto em São Paulo, em parceria com o Instituto HEINEKEN. Os resultados alcançados até agora mostram o comprometimento da ANCAT e do Instituto HEINEKEN com a promoção da inclusão e a melhoria das condições de trabalho dos catadores.

Além disso, o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, estará presente para assinar um termo de fomento com o Instituto Catasampa. Esse termo prevê o apoio à estruturação e ao fortalecimento de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis da cidade de São Paulo.

Durante o evento, também será entregue um manifesto ao ministro com reivindicações do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR). Através do diálogo e da parceria entre entidades privadas, poder público e terceiro setor, o trabalho da equipe do HUB da Cidadania pode ser potencializado, melhorando assim as oportunidades para os catadores e vendedores ambulantes.

“Acreditamos na colaboração e na potência entre as empresas para promover condições mais dignas de trabalho para os catadores e vendedores ambulantes”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN. “Estamos muito felizes com essa expansão ao lado da ANCAT e, agora, agregando Tetra Pak”, completa.

Com essas novas iniciativas, o HUB da Cidadania reafirma seu compromisso em promover a inclusão social e melhorar as condições de trabalho dos catadores autônomos e em situação de rua. O projeto segue buscando parcerias e expandindo suas ações para transformar a realidade dessas pessoas e promover a sustentabilidade ambiental.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]