O Sesc São Paulo está promovendo o Agosto Indígena com mais de 250 atividades que valorizam a cultura dos povos indígenas. A programação inclui apresentações, exibições de filmes, vivências coletivas, bate-papos, contações de histórias e cursos, entre outras atividades.
Nesta edição do Agosto Indígena, o foco está nos processos de educação das diversas culturas originárias do Brasil. Através de atividades que valorizam a pluralidade dos povos indígenas, o evento busca incentivar o aprendizado coletivo e o respeito às diferenças.
O diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina, destaca a importância desses saberes no desenvolvimento social e climático. Segundo ele, esses conhecimentos têm o potencial de criar horizontes fundamentados na continuidade da vida e não na sua exaustão.
A programação do Agosto Indígena acontece ao longo do mês e abrange diversas áreas culturais. No cinema, por exemplo, será realizada uma mostra de filmes indígenas no CineSesc, seguida de bate-papos com os diretores. Na música, o destaque fica para os shows da rapper Souto MC e da artista Brisa Flow.
As contações de histórias também marcam presença no evento, com o Grupo de Artes Dyroá Bayá apresentando narrativas como ‘As Aventuras do Esperto Jabuti’ e ‘O Guerreiro e o Curupira’. Já nas artes visuais, a exposição ‘Somos Aquelas por Quem Estávamos Esperando’ traz obras de oito mulheres indígenas que retratam a força de suas ancestralidades.
Além das atividades culturais, o Sesc São Paulo também oferece ações formativas, como o curso “Formação para Educadores: Educação Indígena”, que busca compartilhar os saberes e fazeres de educadores indígenas de diferentes etnias.
O Agosto Indígena tem como objetivo promover a reflexão sobre os processos de aprendizagem e contribuir para uma sociedade equitativa, que valorize o bem-viver e o respeito às diferenças. A programação completa pode ser conferida no site do Sesc São Paulo.
As imagens utilizadas neste artigo foram retiradas do site do CicloVivo (https://ciclovivo.com.br/) e são de divulgação do Agosto Indígena no Sesc São Paulo.