Programa de logística reversa de embalagens de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
O Glass is Good, programa de logística reversa de embalagens de bebidas alcoólicas em vidro pós-consumo, completa 14 anos em 2024 e continua em expansão. Conduzido pela Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE desde 2019, a reciclagem de vidro promovida pela iniciativa está presente em 21 estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.
No último ano, o GiG recuperou 59 mil toneladas de vidro em 2023, um crescimento de 205% em relação a 2019, primeiro ano de operação pela entidade.
Além de contribuir com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o programa impede que garrafas originais sejam desviadas para o mercado ilegal de falsificação de bebidas alcoólicas. Em 14 anos de atuação, mais de 222 mil toneladas de vidro foram recuperadas, o que equivale a 383 milhões de garrafas recolhidas, separadas, recicladas ou que foram retornadas.
“O mercado ilegal de bebidas alcoólicas depende das garrafas originais. Ao retirá-las de circulação, o programa não apenas contribui para o descarte correto do vidro, mas também impede que elas sejam reutilizadas por criminosos”, afirma Cristiane Foja, presidente-exclusiva da ABRABE.
Para alcançar resultados tão significativos, o Glass Is Good conta com a colaboração de bares, restaurantes, centros de reciclagem e unidades de descarte de vidro. A participação de cooperativas de catadores e empresas ambientais responsáveis é fundamental para fazer o beneficiamento e qualificar o material que será reciclado.
Em outra frente importante, estão os parceiros da indústria fabricante e os importadores de produtos. Recentemente, uma parceria entre a ABRABE, a Massfix, empresa do setor de reciclagem líder da América Latina, e a Verallia, terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidros e alimentos, promoveu a instalação de 372 Pontos de Entregas Voluntária (PEVs) em quatro estados.
“O crescimento do Glass is Good nos últimos cinco anos mostra que a logística reversa do vidro no Brasil é possível, desde que haja uma boa articulação entre os elos da cadeia e, sobretudo, propósito. É o que o Glass is Good viabiliza: reciclagem com propósito. Uma dessas ações do sistema é ressignificar o vidro-resíduo para a sociedade brasileira, dando voz para quem trabalha na linha de frente do programa, através das redes sociais, valorizando o elemento humano deste contexto que deu certo”, completa Foja.
Fonte: Guia Região dos Lagos
Imagens:
– Imagem 1: [Descrição: Programa Glass is Good – Trabalho da Cooperativa Vila Lata, São Paulo – SP. Foto: ABRABE]
– Imagem 2: [Descrição: Reciclagem de vidro. Foto: ABRABE]
[Legenda da imagem: Programa Glass is Good – Trabalho da Cooperativa Vila Lata, São Paulo – SP. Foto: ABRABE]
[Legenda da imagem: Fonte: ABRABE]