Aconteceu na última quarta-feira (10), um pouso de emergência na praia de Itaipuaçu, em Maricá, que deixou pescadores e moradores atônitos. O monomotor, com três tripulantes a bordo, conseguiu pousar na areia da praia, graças à habilidade do piloto. Todos os ocupantes saíram ilesos.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, estavam na aeronave o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, de 44 anos, o piloto Matheus Nicolas Andrade Regis, de 27 anos, e o proprietário do monomotor, Luam Fernando Marques, também de 27 anos. Após o resgate, eles foram liberados no local.
A aeronave permaneceu na areia da praia e peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para fazer a análise do incidente. Peças, incluindo o motor do monomotor, foram retiradas para investigação.
Moradores que passavam pela orla na manhã desta quinta-feira (11) registraram imagens da aeronave ainda na praia. A cena do pouso forçado deixou a dona de casa Solange Oliveira, de 57 anos, assustada.
Enquanto filmava seus sobrinhos nadando, ela viu o avião se aproximando e os gritos de alerta dos banhistas. “Que livramento Deus deu para eles. Eu vi a aeronave vindo, só que eu estava filmando os meus sobrinhos que estavam nadando, do nada, eles começaram a gritar corre, corre. Depois que o avião estava na areia, o pessoal correu e chamou a Defesa Civil. O piloto foi muito esperto em conseguir parar na faixa de areia. Foi assustador, apavorante, mas graças a Deus correu tudo bem”, relatou Solange.
Outro morador, Guilherme Hugo Silva, de 22 anos, estava pescando com amigos no momento do pouso forçado. Ele conta que o avião bateu em uma das asas nas varas de pesca, causando susto em todos. “Inacreditável, foi a primeira vez que eu me deparei com uma coisa dessa. Nunca imaginei que eu estaria pescando na praia e iria acontecer uma coisa dessas. O avião veio fazendo o contorno pela praia, nisso, o motor provavelmente desligado. Depois que o avião fez o contorno e voltou, meus amigos estavam de costas, ele se aproximou e bateu com a asa onde nós estávamos, eu tentei acalmar os meus amigos e corri para ajudar as pessoas que estavam na aeronave. Graças a Deus eles estão bem. O material a gente vê depois”, contou Guilherme.
De acordo com informações, os três tripulantes do monomotor estavam a caminho do Rio de Janeiro para uma reunião agendada para esta quinta-feira (11), quando ocorreu uma falha no funcionamento da aeronave, resultando no pouso de emergência. As autoridades estão investigando as circunstâncias do acidente.
É sempre importante ressaltar a importância da avaliação e manutenção adequada das aeronaves, visando a segurança dos ocupantes e pessoas no entorno. Situações como essa mostram o quão essencial é o preparo e a competência dos pilotos diante de imprevistos que podem ocorrer durante um voo. A rapidez e a eficiência do piloto em pousar na praia evitaram um desastre ainda maior.
Apesar do susto, todos os ocupantes do monomotor estão bem, mas ainda é necessário que as autoridades investiguem o incidente para garantir a segurança dos voos futuros. O pouso de emergência na praia de Itaipuaçu deixou os moradores impressionados e agradecidos pelo desfecho positivo. Certamente, essa será uma história que ficará marcada na memória de todos os envolvidos.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos