Competição de handebol agita São Gonçalo com jogos escolares em Cabo Frio.

Competição de handebol agita São Gonçalo em jogos escolares | Enfoco

Competição de handebol movimenta São Gonçalo nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro

No último dia 21, cerca de 45 alunos das redes pública e privada participaram de mais uma etapa pré-classificatória dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), que foi realizada no Colégio Odete São Paio, em Colubandê, São Gonçalo, na Região Metropolitana. A competição contou com a presença de estudantes de diversas escolas, e teve como objetivo promover a prática esportiva entre os jovens.

Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj). Ao todo, 71 municípios do estado do Rio de Janeiro estão participando, com cerca de 650 escolas públicas e privadas inscritas, e mais de 5 mil estudantes competindo em diversas modalidades esportivas.

No evento em São Gonçalo, as escolas participantes foram o Colégio Odete São Paio, o Ginásio Educacional Olímpico Dr. Sócrates, o Ginásio Educacional Olímpico Samaranch, o Marista Barra, a João Paulo I, o Colégio Militar do Rio de Janeiro e o Centro Educacional Sobral Pinto. No final, as equipes vencedoras foram o Ginásio Educacional Olímpico Samaranch, o Marista Barra e o Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Além dessa etapa em São Gonçalo, outras competições também estão acontecendo em diferentes regiões do estado. A natação está sendo disputada na capital fluminense, o futsal em Angra dos Reis e o badminton na cidade de . As disputas aquáticas estão acontecendo no Parque Aquático Júlio Delamare, no Complexo Esportivo do Maracanã.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, destacou a importância dos Jogos Escolares como ferramenta de integração e incentivo aos jovens atletas. Segundo ele, o evento promove a troca de experiências entre alunos de diferentes cidades e escolas, fornecendo melhores perspectivas para os estudantes.

Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro têm como objetivo fomentar a prática esportiva para crianças e adolescentes, oferecendo gratuitamente os subsídios necessários para que estudantes das redes pública e privada tenham acesso às atividades esportivas. O programa inclui equipe técnica, locais de competição, uniformes, troféus e medalhas.

Os participantes também têm a oportunidade de representar o estado em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em todo o país. O programa é financiado com recursos da Lei Pelé, que totalizam aproximadamente R$12 milhões investidos.

No evento em São Gonçalo, os alunos participantes já sentem os benefícios da prática esportiva em suas vidas. Tatiane Silva Lima, mãe de um dos atletas, conta que o esporte tem ajudado seu filho a superar problemas de hiperatividade. Segundo ela, a prática esportiva proporciona integração com outras crianças e melhora a saúde emocional.

Um dos estudantes participantes, Raphael Isaac Silva Lima Cândido, também destacou os impactos positivos do esporte em sua vida. Ele revela que o handebol o ajuda a se acalmar e a lidar melhor com o dia a dia. Raphael está animado com as próximas etapas dos jogos, onde representará o Colégio Odete São Paio.

As competições dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro continuarão acontecendo ao longo do ano, percorrendo as cinco regiões administrativas do estado. Os alunos terão a oportunidade de mostrar seu talento e representar suas escolas em diferentes modalidades esportivas. O evento promete ser promissor e inspirador para todos os participantes.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]