Saquarema alcança 3º lugar em ranking de alfabetização infantil

Saquarema fica em 3º lugar no Indicador Criança Alfabetizada na Região dos Lagos

se destaca no Índice de Criança Alfabetizada na Região dos Lagos

conquistou a terceira posição no Índice de Criança Alfabetizada na Região dos Lagos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana. O município obteve a nota 63,5, ficando atrás apenas de Búzios e Rio das Ostras.

O indicador mede o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental que atingiram o padrão nacional de alfabetização estabelecido pela pesquisa Alfabetiza Brasil. Essa conquista coloca Saquarema acima das médias nacional e estadual, que foram de 56% e 52%, respectivamente. O Índice de Criança Alfabetizada é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização realizadas pelos sistemas estaduais em complemento ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo é monitorar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). Em 2023, 56% das crianças brasileiras nessa etapa de ensino estavam alfabetizadas.

Segundo os resultados nacionais, os estudantes são capazes de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas em textos de até seis linhas, como bilhetes, crônicas e fragmentos de contos infantis, e inferir informações em textos que combinam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.

“A primeira avaliação é de extrema importância para o diagnóstico da nossa rede, conforme os padrões do Ministério da Educação. Temos certeza de que na próxima avaliação teremos um resultado ainda melhor, com Saquarema ganhando ainda mais destaque na nossa região”, comemorou a prefeita Manoela Peres, do Partido Liberal (PL).

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Saquarema conta com mais de 19 mil alunos. No indicador, a cidade se destacou em relação a municípios de grande porte, como Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Niterói, Maricá e Macaé.

Imagem: [insira uma descrição da imagem para melhorar o SEO]

É importante ressaltar que a realização dessa avaliação contribui para o aprimoramento do sistema educacional e auxilia na identificação de desafios e pontos fortes. Com os resultados em mãos, é possível direcionar esforços e recursos para melhorar ainda mais a qualidade da alfabetização das crianças saquaremenses.

Nesse contexto, é fundamental a parceria entre a comunidade escolar, pais, educadores e gestores públicos para garantir uma educação de qualidade e preparar as crianças para os desafios do futuro. Investir na formação de professores, na melhoria da infraestrutura das escolas e na implementação de projetos pedagógicos inovadores são ações que podem contribuir para o avanço ainda maior do índice de criança alfabetizada em Saquarema.

A conquista da terceira posição no Índice de Criança Alfabetizada na Região dos Lagos é motivo de orgulho para todos os envolvidos no processo educacional e reforça o compromisso de Saquarema com a formação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios do mundo letrado. O trabalho árduo e dedicado dos profissionais da educação, aliado ao esforço dos alunos e ao apoio das famílias, tem sido fundamental para o alcance desse resultado.

A valorização da educação é um caminho seguro para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade. Saquarema, com seus avanços na alfabetização infantil, está pavimentando essa trajetória de sucesso. É preciso seguir investindo e fortalecendo as políticas públicas voltadas para a educação, para que cada vez mais crianças saibam ler e escrever e tenham oportunidades de um futuro promissor.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]