Índice de alfabetização infantil em Saquarema fica acima da média nacional
O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os dados de uma pesquisa sobre o Indicador Criança Alfabetizada. De acordo com os resultados, no Brasil, a média de alunos que aprenderam a ler e escrever até os 7 anos, idade considerada certa, é de 56%. No Rio de Janeiro, esse percentual é de 52%. No entanto, a cidade de Saquarema se destacou com uma média de 63,5%, ficando acima da projeção nacional e estadual.
Resultados do Indicador Criança Alfabetizada
O Indicador Criança Alfabetizada avalia o desempenho dos estudantes com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. A projeção é que em 2028 todas as cidades do país alcancem o índice de 76%. Portanto, a primeira avaliação realizada é fundamental para diagnosticar a rede de ensino de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação.
“Essa primeira avaliação é muito importante para o diagnóstico da nossa rede, de acordo com os padrões do Ministério da Educação. Temos a certeza de que na próxima avaliação teremos um resultado ainda melhor, com Saquarema ganhando ainda mais destaque na nossa região”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.
O objetivo do indicador é monitorar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que busca garantir que todas as crianças do país adquiram as habilidades de leitura e escrita até os 7 anos de idade.
Saquarema se destaca na alfabetização infantil
Com uma média de 63,5% de alunos alfabetizados até os 7 anos, Saquarema superou a média nacional e estadual, demonstrando um trabalho eficiente na área da educação. Esses resultados positivos refletem o comprometimento da cidade e de suas instituições de ensino em garantir que as crianças desenvolvam as habilidades necessárias para uma educação de qualidade.
A alfabetização é um processo fundamental na vida de qualquer indivíduo, pois é por meio dela que se adquire um mundo de conhecimento e se torna capaz de compreender e se expressar de forma adequada. É nessa fase que a criança constrói as bases para o seu desenvolvimento educacional e social futuro.
A Prefeita Manoela Peres destaca que o resultado alcançado é motivo de orgulho para a cidade e reforça o compromisso de investir cada vez mais na educação. “Sabemos que a alfabetização é um pilar fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças. Por isso, continuaremos trabalhando incansavelmente para oferecer uma educação de qualidade e garantir que nossos alunos tenham um futuro promissor”, ressalta.
Saquarema: investimento na educação
O bom desempenho de Saquarema no Índice Criança Alfabetizada indica que a cidade está no caminho certo ao investir na educação. Esses resultados positivos são fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal, as escolas e toda a comunidade escolar.
A educação é uma prioridade para o município, que busca constantemente melhorar a qualidade do ensino oferecido em suas instituições. Investimentos em capacitação dos professores, estrutura física das escolas e materiais didáticos são algumas das ações que têm sido empreendidas para promover a formação de crianças e jovens preparados para os desafios do futuro.
Compromisso com o futuro
O compromisso de Saquarema com a alfabetização infantil reflete o cuidado com o futuro das crianças e a visão de que a educação é o caminho para uma sociedade mais justa e desenvolvida. Ao garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade desde cedo, a cidade está investindo em seu potencial humano e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados.
Agora, com os resultados positivos alcançados, Saquarema pode servir de exemplo para outras cidades da região e do país. Ao compartilhar suas boas práticas e experiências bem-sucedidas, a cidade contribui para fortalecer o sistema educacional como um todo e abrir novas oportunidades para todos os estudantes.
Ao destacar-se no Índice Criança Alfabetizada, Saquarema mostra que é possível superar desafios e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. A cidade reforça seu comprometimento com a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI.
Imagens:
Fonte das imagens: Guia Região dos Lagos