Natura recebe certificação platinum de integridade de carbono
A Natura, empresa brasileira de cosméticos, obteve a certificação Platina de Integridade de Carbono, o mais alto nível de reconhecimento emitido pela Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários (VCMI). Essa conquista coloca a Natura como pioneira na América Latina e fortalece o impulso global em melhorar a seriedade, transparência e responsabilidade nos mercados de carbono voluntários.
A certificação Platina de Integridade de Carbono é concedida às empresas que compram e aposentam créditos de carbono de alta qualidade, em quantidade igual ou superior a 100% de suas emissões remanescentes. Isso significa que a Natura está indo além de seus esforços de descarbonização alinhados à ciência, impulsionando a meta global de zerar as emissões líquidas.
Essa conquista é especialmente significativa, pois mostra que as certificações de integridade de carbono estão ao alcance de empresas de países emergentes e de diversos setores. A Natura se torna um exemplo para outras empresas no Brasil e no mundo.
Além disso, a Natura anunciou recentemente sua estratégia de transição climática, buscando alcançar o Net Zero e reduzir suas emissões em conformidade com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. A multinacional de cosméticos validou as metas baseadas na ciência para os escopos 1, 2 e 3, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade.
A Natura possui um forte relacionamento com a região amazônica, apoiando o desenvolvimento da bioeconomia e os esforços de conservação. Atualmente, a empresa trabalha com 10.191 famílias, incluindo 44 comunidades fornecedoras e 94 cadeias de suprimentos na Amazônia. Essa parceria visa colher bioativos de maneira sustentável, respeitando os limites da floresta e os modos de vida locais.
Desde 2007, a Natura evitou a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de carbono. Graças a seus projetos de crédito de carbono, a empresa contribuiu para a conservação de mais de 21 mil hectares de floresta, compensando mais de 4 milhões de toneladas de carbono.
A certificação Platina de Integridade de Carbono oferece clareza, confiança e reconhecimento às ações da Natura. Esse reconhecimento fortalece o compromisso da empresa em todas as suas iniciativas de sustentabilidade.
A certificação é concedida por meio do Código de Prática de Declarações da VCMI. As empresas que a obtêm fazem uma Declaração de Integridade de Carbono, comprometendo-se a utilizar créditos de carbono de alta qualidade fora de sua cadeia de valor para acelerar a ação para alcançar emissões líquidas zero globalmente. Essas declarações são verificadas usando o Framework de Monitoramento, Relatório e Garantia (MRA) da VCMI.
A Natura é a segunda empresa, após a Bain & Company, a obter a Certificação Platina de Integridade de Carbono. Esse reconhecimento reforça o compromisso da Natura em reduzir suas emissões e investir em créditos de carbono de alta qualidade. A empresa continua empenhada em liderar pelo exemplo e mostrar a importância de práticas sustentáveis para o meio ambiente e as comunidades locais.
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Fonte: Guia Região dos Lagos