América Latina receberá exposição de fotos de vida selvagem
Pela primeira vez, a América Latina será sede da exposição das fotografias vencedoras do concurso Wildlife Photographer of the Year – Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano. A mostra, promovida pelo Museu de História Natural de Londres, ocupará a Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina, em São Paulo, de 28 de maio a 25 de agosto.
O concurso, criado em 1965, é o mais prestigiado evento global de fotografia e exibe o trabalho de alguns dos melhores talentos fotográficos do mundo. As imagens capturam o fascinante comportamento animal, espécies espetaculares e a impressionante diversidade do mundo natural. Além de despertar a curiosidade sobre o planeta e destacar a fragilidade da vida selvagem, o concurso utiliza o poder emotivo da fotografia para inspirar as pessoas a repensarem sua relação com a natureza e se tornarem defensoras do planeta.
Nesta edição, o concurso recebeu um número expressivo de inscrições, com 49.957 fotógrafos de 95 países, de todas as idades e níveis de experiência. Durante uma semana intensa no Museu de História Natural de Londres, as imagens foram avaliadas anonimamente por um painel internacional de especialistas, levando em consideração a criatividade, originalidade e excelência técnica.
A imagem que ganhou o Grande Prêmio é intitulada “The Golden Horseshoe” e foi capturada por Laurent Ballesta. A foto mostra um caranguejo-ferradura acompanhado por um trio de dourados nas águas protegidas da ilha de Pangatalan, nas Filipinas. É a segunda vez em três anos que Ballesta leva o Grande Prêmio. A carapaça dourada do artrópode, uma espécie antiga e altamente ameaçada, deslizando pelas águas escuras parece uma nave extraterrestre, o que surpreendeu os jurados.
Outros destaques das 19 categorias são as imagens “Life on the Edge”, de Amit Eshel, que mostra o confronto dramático entre dois íbex-da-núbia em um penhasco, e “Hipo Nursery”, de Mike Korostelev, que revela um hipopótamo e seus dois filhotes descansando em águas cristalinas de um lago raso.
A exposição é resultado do esforço conjunto entre a Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, IQC – Instituto Questão de Ciência, FEU – Fundação Editora da Unesp, Memorial da América Latina e Museu de História Natural. Durante o período da exposição, serão oferecidos cursos de fotografia e visitas guiadas com professores de ciências naturais e cientistas.
A exposição Wildlife Photographer of the Year – Fotógrafo do Ano da Vida Selvagem estará aberta ao público no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 28 de maio a 25 de agosto. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h. A exposição é acessível a cadeirantes e possui rampa de acesso e espaço interno plano.
Reutilizando as imagens da notícia original:
Foto: The Golden Horseshoe de Laurent Ballesta, (França)
Foto: Wildlife Photographer of the Year
Foto: The Golden Horseshoe de Laurent Ballesta, (França)
Foto: Life on the Edge de Amit Eshel, (Israel)
Foto: Hippo Nursery de Mike Korostelev, (Rússia)
A exposição Wildlife Photographer of the Year – Fotógrafo do Ano da Vida Selvagem ocorrerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, e promete encantar os visitantes com as incríveis imagens da vida selvagem capturadas por talentosos fotógrafos de todo o mundo. Não perca essa oportunidade de vivenciar a beleza e a diversidade do nosso planeta por meio da fotografia.
Fonte: Guia Região dos Lagos