O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival comemora 20 anos com mais de 30 shows gratuitos
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival está comemorando a sua 20ª edição com uma programação repleta de música de qualidade. O evento, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, contará com mais de 30 shows gratuitos de músicos nacionais e internacionais. Os shows serão distribuídos em cinco palcos localizados nos principais pontos turísticos da cidade.
As atrações do festival
Em sua edição comemorativa, o festival trará seis atrações inéditas. Entre elas estão a contrabaixista polonesa Kinga Glyk, o pianista e cantor australiano Lachy Doley Trio – que fará sua primeira apresentação no Brasil – e os músicos Romero Lubambo, Rodney Holmes, Otmaro Ruiz e Mohine Dey, ganhadores de mais de seis Grammys, que se apresentarão juntos pela primeira vez. Além disso, o guitarrista Eddie Pimentel, o baixista Celso Pixinga e o vocalista do Ira, Marcos Valadão, também conhecido como Nasi, apresentarão seus talentos no festival.
Além das atrações inéditas, algumas bandas e músicos que já passaram pelos palcos do festival também estarão de volta. É o caso do grupo americano de jazz fusion Spyro Gyra, que completa 50 anos em 2023, os guitarristas americanos Kenny Brown e Tommy Castro, o contrabaixista camaronês Richard Bona, o americano James Carter e a banda Afrojazz, entre outros.
Um show extra no Parque Municipal
Uma das novidades deste ano é um show extra que acontecerá no Parque Municipal, em Mar do Norte, na quinta-feira (30), às 15h. O local será totalmente revitalizado e entrará no clima do festival com a apresentação do grupo de música instrumental Macahiba Jazz.
20 edições de sucesso
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à sua 20ª edição com o título de festival com o maior número de edições já realizadas até hoje nos gêneros de jazz e blues. Além disso, é reconhecido como o maior festival de jazz e blues da América Latina e um dos 10 maiores do mundo, de acordo com a mídia especializada.
O evento teve início em 2003, nas areias da Praia de Costazul, e desde então já contabiliza mais de 600 shows de artistas nacionais e internacionais. O festival atraiu um público total de mais de 1,2 milhão de espectadores e se tornou o evento mais importante para a economia de Rio das Ostras.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Pessanha, destaca a importância do festival para a cidade: “É com muito orgulho que realizamos essa edição número 20, com grandes atrações. Muito mais que um evento de música, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é fundamental para a economia do Município. Em pesquisas realizadas nos últimos anos, identificamos que o evento injeta, em média, R$ 8 milhões na economia da cidade.”
O festival, que desde 2011 conferiu ao município o título de “Capital Estadual do Jazz & Blues”, deve atrair milhares de turistas durante o feriado de Corpus Christi.
Programação completa
A programação completa do festival pode ser conferida nas redes sociais e no site da Prefeitura de Rio das Ostras.