Nova orquídea é encontrada em Brumadinho

espécie de orquídea

Nova espécie de orquídea é descoberta no Instituto Inhotim

Uma nova espécie de orquídea foi descoberta no Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. O biólogo Lucas Assis foi responsável por reconhecer um novo híbrido natural chamado Catasetum × inhotimensis.

O Catasetum × inhotimensis é resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes de orquídeas, o Catasetum hookeri e o Catasetum lanciferum. O nome dado à nova espécie é uma homenagem ao local em que foi encontrada.

A descoberta foi realizada durante o Projeto de Atualização de Coleções Botânicas, realizado pela Curadoria Botânica do Instituto Inhotim ao longo de todo o ano de 2023. A nova espécie foi descoberta no final do ano e um artigo científico sobre ela foi publicado em março deste ano.

No Instituto Inhotim, a polinização das plantas é aberta, ou seja, várias espécies diferentes ocupam o mesmo território e a polinização é feita de forma livre por insetos, pássaros, vento ou outros mecanismos naturais. Isso possibilita que o pólen de uma espécie chegue até outra, resultando em um cruzamento natural e na formação de um híbrido, como é o caso do Catasetum × inhotimensis.

A nova espécie de orquídea possui valor tanto do ponto de vista científico, como para ensinar sobre os processos de reprodução das plantas, quanto do ponto de vista ornamental, devido às suas características únicas. No entanto, é importante ressaltar que a conservação das espécies raras e ameaçadas, especialmente dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, é uma prioridade para a equipe do Jardim Botânico do Instituto Inhotim.

O Instituto Inhotim é o primeiro jardim botânico do Brasil a receber o selo de BGCI Accredited Garden, da Botanic Gardens Conservation International. Essa certificação reconhece que o Instituto opera segundo os mais altos padrões internacionais para jardins botânicos.

Localizado a cerca de 60 km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim recebe visitantes de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-feiras.

O ingresso inteiro custa R$ 50,00, com meia-entrada no valor de R$ 25,00. Além disso, o Instituto oferece algumas datas em que a entrada é gratuita, como todas as quartas-feiras, o último domingo do mês e para moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim, Amigos do Inhotim e crianças de 0 a 5 anos.

A descoberta dessa nova espécie de orquídea é mais uma prova da riqueza da biodiversidade brasileira e destaca a importância da conservação dos seus ecossistemas. O Instituto Inhotim, com seus trabalhos de pesquisa e conservação, contribui para o conhecimento e a preservação das plantas, promovendo um maior entendimento sobre o nosso meio ambiente.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]