Horta Solidária abastece refeitório de trabalhadores em Apucarana, no Paraná
O plantio e colheita de hortaliças tem se espalhado como política pública em municípios brasileiros. É o caso de Apucarana, localizado no centro-norte do Paraná, que criou o projeto Hortas Solidárias para gerar emprego e renda, além de ser destinada ao consumo direto de famílias. Em sua mais recente iniciativa, uma nova horta está abastecendo operários da Prefeitura de Apucarana com alimentos frescos e nutritivos.
“O cultivo na horta começou em meados de março, tendo início pelas hortaliças folhosas como alface, chicória, almeirão, rúcula, cebolinha e salsinha”, conta Maura Aparecida Fernandes de Oliveira, coordenadora do Programa de Hortas Solidárias. Já foram implantados seis canteiros e também serão cultivadas leguminosas, como cenoura e beterraba, além de couve e repolho.
Na primeira colheita, o almoço dos operários foi enriquecido com salada de rúcula. Os trabalhadores ganharam recentemente um refeitório, o que já era uma demanda antiga dos mesmos. “Além do espaço para as refeições, o refeitório dispõe de televisão, WI-FI liberada aos servidores, ventiladores, mesa de ping-pong e agora uma horta que vai enriquecer ainda mais as refeições”, afirma o prefeito Junior da Femac, como é conhecido.
Hortas em Apucarana
O Programa Municipal de Hortas Solidárias de Apucarana se desdobra em várias ações. Uma das frentes é a “Horta Acolher” que visa espalhar os benefícios terapêuticos aos moradores, levando em consideração que mexer com a terra e com as plantas têm um efeito importante na saúde mental.
Há também hortas destinadas ao consumo e comercialização do excedente. Do plantio à colheita, passando por todo o processo de manutenção: tudo é cuidado de forma coletiva. A venda das hortaliças ajudam a complementar a renda familiar dos participantes.
Em 2023, a iniciativa já chegava a 40 regiões levando alimentos saudáveis e geração de renda para a população. As hortas estão espalhadas em espaços públicos, como unidades básicas de saúde e centros sociais da cidade.
Com informações da Prefeitura de Apucarana