Cantoria de pássaros persiste mesmo durante o sono, dizem pesquisadores

bem te vi

Pássaros cantam mesmo durante o sono, revelam cientistas

O canto dos pássaros é fascinante e ouvir esses animais fantásticos é inclusive fonte de saúde e bem-estar. A novidade em relação à essa música da natureza vem de uma descoberta de pesquisadores: os pássaros cantam até enquanto dormem.

Em um estudo recentemente publicado, cientistas observaram contrações musculares no trato vocal de um pássaro para decodificar as melodias tranquilas que aconteciam durante a noite. Esta é uma busca da ciência para tentar descobrir como é o padrão de sono das aves e seus possíveis sonhos.

Os pássaros, assim como os humanos, passam por vários estágios de consciência durante o sono. Estudos anteriores sugeriram que as ações diurnas, incluindo o canto, podem continuar durante o sono das aves.

“Os sonhos são uma das partes mais íntimas e expressivas da nossa existência. Saber que partilhamos isto com uma espécie tão distante é muito comovente”, reflete Gabriel Mindlin, especialista em canto de pássaros, encantado com as profundas implicações desta descoberta.

Para entender melhor os sonhos das aves, pesquisadores da Universidade de Buenos Aires (UBA) observaram sistematicamente a atividade muscular no trato vocal das aves adormecidas. Usando eletrodos feitos sob medida, a equipe avaliou a reação muscular e a atividade elétrica, dando luz aos processos fisiológicos que impulsionam os sonhos dos pássaros.

Para este estudo, a espécie escolhida foi o bem-te-vi, uma ave famosa pelo seu canto incomum de três sílabas. Através de observação e coleta de dados, os pesquisadores descobriram os hábitos noturnos do do bem-te-vi, que trouxeram informações importantes sobre os estágios do sono, e dos sonhos, desse pássaro.

Os pesquisadores reconstruíram o canto mais silencioso dos pássaros adormecidos combinando dados sobre ativação muscular e sinais elétricos, usando modelos complexos de sistemas dinâmicos para transformar padrões de atividade muscular em melodias sintéticas, produzindo representações de áudio dos momentos em que as aves estariam sonhando. “Podemos usar os padrões de atividade muscular como parâmetros dependentes do tempo de um modelo de produção do canto dos pássaros e sintetizar o canto correspondente”, diz Mindlin.

As descobertas do estudo fornecem uma perspectiva única sobre o cérebro das aves, abrindo caminho para pesquisas futuras sobre a cognição e o comportamento desses animais fascinantes. Os pesquisadores querem compreender melhor a cognição e a comunicação dos pássaros, decodificando os momentos de sonhos por meio de modelagem biomecânica dinâmica. “Mostramos como os modelos físicos podem ser usados ​​para ouvir como um pássaro está sonhando”, afirmaram os cientistas.

É interessante notar como a natureza dos sonhos é tão universal entre diferentes espécies, incluindo os pássaros. Essa descoberta nos faz refletir sobre a profundidade e a complexidade do mundo natural ao nosso redor. Preservar a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas é fundamental para garantir a continuidade dessas incríveis manifestações de vida.

(Fonte: Guia Região dos Lagos)

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]