Escolas Quilombolas de Búzios vão receber oficinas sobre gastronomia, artesanato e dança
Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa promove atividades educativas e culturais para crianças quilombolas
No dia 16 de março, terça-feira, a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa realizará seis oficinas para abordar temas relacionados à gastronomia, artesanato e dança. As ações acontecerão nas duas Escolas Municipais Quilombolas de Armação dos Búzios, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
As oficinas serão realizadas na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman, localizada na Baía Formosa, e na Escola Municipal Quilombola Eva Maria, situada em Vila Verde. Ao final das atividades, a diretoria da Associação promoverá uma roda de conversa com professoras e estudantes, abordando o tema “Ancestralidade”.
“Promover atividades educativas de cunho cultural é fundamental para nossas crianças. A cada dia, elas tomam ciência do seu poder e do orgulho de sua cultura, dos seus ancestrais etc. É muito lindo ver esse empoderamento se manifestar em cada sorriso. O futuro de Búzios é dessas crianças”, explicou Ricardo Bemquerer, presidente da Associação.
A Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman está localizada na Estrada Álvaro Elidio Gonçalves, enquanto a Escola Municipal Quilombola Eva Maria fica na Rua da Assembleia.
Essas oficinas fazem parte da 2ª edição da Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa, que conta com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Além disso, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da sua Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, e da Coordenadoria de Igualdade Racial. A produção é do Realize Cultura e a realização é da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa.
É importante destacar que essa iniciativa visa valorizar e promover a cultura quilombola, proporcionando a crianças e jovens a oportunidade de aprender sobre suas raízes e valores ancestrais. Através das oficinas, eles poderão conhecer e se envolver com atividades relacionadas à gastronomia, artesanato e dança, ampliando seus conhecimentos e fortalecendo sua identidade cultural.
A valorização e preservação da cultura quilombola são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todas as manifestações culturais sejam respeitadas e reconhecidas. Além disso, a promoção dessas atividades contribui para o fortalecimento da economia local, uma vez que estimula a valorização e comercialização de produtos e serviços criados e produzidos pelos quilombolas.
As Escolas Municipais Quilombolas de Búzios têm um papel importante nesse contexto, pois são espaços de construção do conhecimento e de valorização da cultura quilombola. Através de atividades educativas e culturais como essas oficinas, as escolas contribuem para o fortalecimento das tradições quilombolas e para o empoderamento das crianças e jovens quilombolas.
Portanto, as oficinas sobre gastronomia, artesanato e dança nas Escolas Municipais Quilombolas de Búzios são uma oportunidade única para que as crianças e jovens quilombolas possam aprender, valorizar e se orgulhar de suas origens, fortalecendo sua identidade cultural e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
É importante destacar o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da sua Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, e da Coordenadoria de Igualdade Racial, que possibilitaram a realização dessa importante iniciativa cultural. As oficinas também contam com a produção do Realize Cultura e a realização da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa.
Imagem 1: [descrição da imagem: inserir descrição sobre a imagem para melhorar o SEO da página]
Imagem 2: [descrição da imagem: inserir descrição sobre a imagem para melhorar o SEO da página]
Imagem 3: [descrição da imagem: inserir descrição sobre a imagem para melhorar o SEO da página]
Imagem 4: [descrição da imagem: inserir descrição sobre a imagem para melhorar o SEO da página]
Imagem 5: [descrição da imagem: inserir descrição sobre a imagem para melhorar o SEO da página]
Fonte: Guia Região dos Lagos