Triagem automatizada separa 300 toneladas de materiais recicláveis diariamente

triagem mecanizada de recicláveis

Triagem mecanizada separa 300 toneladas de recicláveis por dia

Uma empresa brasileira está fazendo a diferença quando se trata de reciclagem. A Flacipel, do Grupo Multilixo, possui uma planta de triagem mecanizada capaz de separar até 300 toneladas de materiais recicláveis por dia. Com tecnologia de ponta e mão de obra especializada, a empresa tem se destacado no setor.

A planta da Flacipel possui 3,5 km de esteiras de triagem mecanizada, 930 toneladas de equipamentos e um galpão de 20 mil metros quadrados. Todos os meses, chegam à planta entre 7 mil e 7,5 mil toneladas de resíduos que são encaminhados para a reciclagem.

A linha de triagem mecanizada da Flacipel é capaz de separar 18 tipos de material, além da extração de metais ferrosos e não ferrosos. Após a separação, os recicláveis são prensados e transformados em fardos que são vendidos como matéria-prima. Essa transformação de resíduos em renda não só beneficia a Flacipel, mas também as empresas parceiras, por meio da coleta industrial e comercial.

No Brasil, apenas 4% dos resíduos são reciclados, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Portanto, a iniciativa da Flacipel é de extrema importância para aumentar esse percentual e reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos.

Além disso, a Flacipel oferece serviços de gestão de resíduos para a iniciativa privada, buscando conscientizar as empresas sobre a importância da destinação correta dos resíduos gerados. A empresa trabalha em parceria com condomínios, universidades, shoppings, indústrias e outros comércios para coletar e destinar corretamente os materiais recicláveis.

A triagem mecanizada é essencial para o processamento das toneladas de resíduos que chegam diariamente à planta da Flacipel. A empresa conta com máquinas e profissionais especializados para garantir a eficiência do processo. A planta tem potencial para produzir 450 toneladas de materiais recicláveis por dia.

O processo de triagem começa com uma pré-seleção dos resíduos, onde 70% do material já chega segregado. Os 30% que seguem para a triagem passam por uma série de etapas. Os materiais planos, como papéis e plásticos, são separados dos tridimensionais, como garrafas e caixas, por um separador balístico. Em seguida, 11 separadores óticos identificam as diferentes cores e tipos de material.

Apesar da mecanização, a mão de obra especializada é fundamental para o sucesso da operação. A triagem conta com 120 posições de trabalho ocupadas por cerca de 90 profissionais. Muitos desses profissionais foram contratados após dificuldades enfrentadas por cooperativas durante a pandemia. O investimento em capacitação foi essencial para tornar a equipe muito eficiente.

A mecanização dos processos de separação de materiais não apenas aumenta a eficiência, mas também garante a qualidade dos materiais reciclados. Isso contribui para a redução do descarte em aterros sanitários, diminuindo a geração de gases de efeito estufa e a poluição ambiental. Além disso, a reciclagem evita a extração e fabricação de matérias-primas virgens, preservando os recursos naturais.

A Flacipel é um exemplo de empresa que está fazendo a sua parte para combater a crise ambiental causada pelo descarte inadequado de resíduos. Com sua planta de triagem mecanizada, a empresa está contribuindo para aumentar os índices de reciclagem no Brasil. Mais empresas e indústrias engajadas nesse compromisso podem gerar um impacto positivo significativo no meio ambiente e na economia do país.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]