Abajur com vaso autoirrigável é capaz de cultivar plantas e ervas
Cultivar ervas e temperos em casa é uma maneira prática de obter refeições mais frescas e saborosas. Entretanto, quem vive dentro de apartamentos pode ter dificuldade em realizar e manter o plantio. Uma alternativa, para driblar essa questão, é o uso de lâmpadas para o crescimento de plantas em áreas internas. Baseado no cultivo indoor, como é mais conhecido, uma startup na Califórnia está propondo um abajur acoplado a um vaso autoirrigável para o plantio de espécies de plantas e ervas.
Fundada por Nicolas Riano e Strahinja Spasojević, a startup Moss desenvolveu, em dois anos, a Grow Lamp – uma lâmpada que tanto pode ajudar no crescimento das plantas (mesmo sem a presença de luz solar) como na iluminação de espaços escuros. Como o suporte é inclinável, é possível direcionar a luz para onde desejar.
A faixa de intensidade de luz ainda pode variar, indo de uma luz semi-branca até um feixe quente – imitando o pôr do sol. A luminosidade pode oferecer iluminação ambiente a qualquer espaço em que o abajur esteja.
O vaso autoirrigável em si é composto por uma base circular que deve ser preenchida com água e nutrientes uma vez por mês. A irrigação é automática, basta que o usuário selecione o horário de rega, conforme a necessidade da espécie que está sendo cultivada. A programação personalizada da irrigação ainda permite que o usuário possa cultivar quantos tipos de plantas e ervas quiser.
Você pode estar se perguntando agora onde entra o solo, acontece que o produto foi desenvolvido para o cultivo sem terra para evitar o uso de produtos químicos e pesticidas. Além da água enriquecida com nutrientes, a Moss usa argila expandida em seu abajur com vaso. As plantas e ervas crescem sem a necessidade de quaisquer substâncias potencialmente nocivas.
Com design minimalista, todo o material possui traços arredondados e é completamente branco. “Após muitas horas de prototipagem, engenharia e testes de usuário, a Grow Lamp foi projetada para simplificar a jardinagem interna”, afirmou Strahinja Spasojević, cofundador da Moss, em seu Linkedin. Este é o primeiro produto da startup e foi apresentado quatro meses atrás em uma feira de design em Los Angeles.
O produto está previsto para ser lançado em 2 de abril, enquanto isso é possível inscrever o email no site da startup para entrar na lista de espera e acompanhar as novidades.
Fonte: Guia Região dos Lagos