Rio das Ostras: Casal é preso por criar falsa vaquinha e enganar milhares de pessoas
O caso que chocou Rio das Ostras
No último dia 4 de março, um casal foi preso em uma pousada em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. A prisão foi realizada pela Polícia Civil, após a decretação de prisão preventiva pela 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Luiz Antonio dos Santos Barbosa e Tainara Ribeiro Subtil são acusados de estelionato, falsificação e uso de documentos falsos.
Criminosos agiram diversas vezes
De acordo com o promotor Sauvei Lai, responsável pelo caso, esta não é a primeira vez que Luiz e Tainara cometem crimes dessa natureza. Eles já haviam se apropriado de publicações anteriores de outra família que buscava contribuições para o tratamento de uma criança realmente doente. Neste último golpe, a criança existia e estava doente, mas não tinha vínculo algum com os estelionatários, que se apropriaram de todo o dinheiro arrecadado.
A denúncia feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro revelou que as vítimas eram originárias de pelo menos cinco estados brasileiros. Elas procuraram a delegacia para denunciar os perfis falsos mantidos pelo casal nas redes sociais. Uma das crianças que teve sua imagem utilizada foi Nicoly, uma garotinha de 5 anos que luta contra a leucemia. Sua mãe, Madelaine Morigi, abriu uma vaquinha online para arrecadar fundos para o tratamento da filha. A família conseguiu arrecadar R$ 17,3 mil em duas campanhas, mas a descoberta do golpe ocorreu quando um homem acusou Madelaine de ser uma golpista por utilizar a imagem de Nicoly em outra campanha.
Vítimas enganadas de várias partes do país
O caso comoveu diversas pessoas em diferentes estados brasileiros. Além de Madelaine e Nicoly, muitas outras famílias tiveram sua confiança abalada ao perceberem que também foram vítimas do casal. Pessoas que buscavam ajuda para custear tratamentos médicos, cirurgias e remédios foram enganadas pelos criminosos.
Ao todo, estima-se que milhares de pessoas tenham contribuído com dinheiro para as falsas vaquinhas criadas por Luiz e Tainara. A ganância e a falta de escrúpulos do casal geraram revolta e indignação na população, que se mobilizou para denunciar os golpistas e apoiar as verdadeiras vítimas.
A luta contra o crime virtual
O caso do casal de estelionatários em Rio das Ostras é apenas mais um exemplo dos perigos do mundo virtual. Atualmente, muitas pessoas se sensibilizam com histórias de sofrimento e estão dispostas a ajudar financeiramente. Porém, é preciso tomar cuidado ao contribuir para vaquinhas e campanhas online, verificando sempre a veracidade das informações antes de fazer qualquer doação.
As autoridades policiais e o Ministério Público têm atuado de forma mais rigorosa contra os crimes virtuais, buscando identificar e punir os responsáveis por enganar pessoas inocentes e se aproveitar de situações delicadas e difíceis. No entanto, cabe também à população ficar atenta e denunciar qualquer suspeita de golpes, colaborando para o combate a esse tipo de crime.
Conclusão
O caso do casal preso em Rio das Ostras por criar falsas vaquinhas é um alerta para a importância da cautela ao colaborar financeiramente com campanhas online. É fundamental verificar a veracidade das informações e buscar formas seguras de auxiliar quem realmente precisa. Ao mesmo tempo, é fundamental que o poder público esteja atento e atue de maneira eficiente no combate a esse tipo de crime, garantindo a segurança e a justiça para todas as vítimas.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos