Como informar ao Instagram sobre o falecimento de um usuário para criar um memorial ou excluir a conta

Logotipo do Instagram

Como comunicar o falecimento de alguém ao Instagram para criar um memorial ou remover a conta

O Instagram oferece opções para transformar o perfil de uma pessoa falecida em um memorial ou remover a conta da rede social. Ambos os processos necessitam de comprovação do falecimento, que pode ser feita por meio da certidão de óbito ou de um link para um artigo de jornal.

Para transformar o perfil em memorial, é necessário seguir os seguintes passos:

1. Acesse a página de suporte do Instagram através do navegador de seu celular ou computador. O link para a página de suporte é “help.instagram.com/contact/452224988254813”. Nessa página, você encontrará o formulário para solicitar a transformação do perfil em memorial.

2. Preencha o primeiro campo do formulário com seu nome completo e o segundo campo com seu e-mail de contato.

3. Informe o nome completo da pessoa falecida no terceiro campo do formulário. No campo seguinte, insira o nome de usuário do falecido, que é a arroba usada para identificação no Instagram.

4. Anexe um documento que comprove o falecimento da pessoa, como a certidão de óbito ou um artigo de jornal, clicando no botão “Escolher arquivo” ou inserindo um link para o documento.

5. Marque a data de falecimento da pessoa no ícone de calendário. Caso não conheça a data exata, sugerimos marcar a data mais próxima.

6. Caso queira, adicione um comentário adicional no campo “Informações adicionais”. Em seguida, clique no botão “Enviar” para concluir a solicitação.

É importante ressaltar que o Instagram não define um prazo específico para a análise das solicitações, portanto, a transformação do perfil em memorial pode levar tempo.

Já para a remoção da conta de alguém que faleceu, siga os seguintes passos:

1. Acesse a página de suporte do Instagram através do link “help.instagram.com/contact/1474899482730688”.

2. Preencha os dois primeiros campos do formulário com seu nome completo e seu e-mail de contato.

3. Informe o nome completo da pessoa falecida no terceiro campo do formulário. No campo seguinte, insira o nome de usuário da pessoa no Instagram.

4. Marque a data de falecimento da pessoa no ícone de calendário. Caso não conheça a data exata, informe o dia mais próximo do óbito.

5. Anexe um documento que comprove que você é um familiar ou responsável pela pessoa falecida, clicando em “Escolher arquivo”.

6. Se desejar, adicione um comentário adicional no campo “Informações adicionais”. Em seguida, clique no botão “Enviar” para concluir a solicitação.

Assim como na solicitação de transformação em memorial, não há um prazo determinado para a exclusão do perfil de uma pessoa falecida.

Ao transformar o perfil de alguém em memorial, algumas modificações são realizadas na conta. O título “Em memória de” é adicionado acima ou ao lado do nome da pessoa falecida. Os perfis de memorial não aparecem em certas áreas do Instagram, como a seção do Explorar. Não é possível fazer login na conta transformada em memorial, nem fazer novas publicações. No entanto, os conteúdos compartilhados pela pessoa falecida continuam visíveis para o público com quem foram compartilhados. Também não é permitido editar os posts ou as informações do perfil.

Quanto à desativação temporária da conta de alguém que faleceu, isso não é possível após o envio da solicitação de transformação em memorial ou de remoção da conta. Porém, se alguém tiver acesso às informações de login antes da solicitação, é possível desativar temporariamente a conta do falecido.

Por fim, é importante salientar que, após realizar a solicitação de transformação em memorial ou remoção da conta, o acesso à conta fica bloqueado. Apenas se outra pessoa herdar a conta ou souber as informações de login será possível acessar o perfil de alguém que faleceu.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]