Menu

Prefeitura de Maricá promove nova edição do projeto social ‘Cesto do Bem’

spot_img

Maricá: Prefeitura realiza projeto de compostagem para incentivar produção de alimentos orgânicos

A Prefeitura de , através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, promoveu na sexta-feira (23) mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’. Nessa iniciativa, voluntários cadastrados entregaram doações de resíduos orgânicos e receberam alimentos frescos em troca, como alface crespa, batata doce, berinjela e brócolis. Além disso, foram feitas inscrições para novos voluntários, que retiraram os recipientes na praça agroecológica. Ao todo, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para os participantes.

O projeto de compostagem, iniciado experimentalmente em 2023, visa transformar resíduos de alimentos crus em adubo para a produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de . Esses jardins estão localizados em diversas praças e hortas da região, proporcionando alimentos sem agrotóxicos para os moradores e turistas.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, destacou a importância do projeto e incentivou novos moradores a se voluntariarem, ressaltando que os resíduos descartados irregularmente são transformados em adubo para novos alimentos.

Durante a entrega dos resíduos orgânicos, a assessora de projetos sustentáveis, Mayara Guimarães, enfatizou a importância do aproveitamento desses materiais para uma alimentação mais sustentável e a geração de adubo para novos cultivos.

A participação voluntária no projeto foi elogiada por Cleverson Cabral, morador do bairro de Araçatiba, que destacou a importância do descarte sustentável do lixo orgânico e o consumo de alimentos saudáveis.

Mara Toledo, moradora de Jaconé, compartilhou como incentivou seus vizinhos e familiares a participarem do projeto, que possibilita o consumo de alimentos frescos e a manutenção de hortas caseiras livre de agrotóxicos.

Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato e devem ser devolvidos em caso de desistência do voluntariado. Os interessados em participar do projeto podem se inscrever através do link disponibilizado pela secretaria em seu site oficial e são orientados a levar os resíduos em recipientes limpos para serem transformados em adubo.

O projeto ‘Baldinho do Bem’ tem como objetivo principal incentivar a compostagem e promover a produção de alimentos orgânicos em Maricá. A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica, como restos de legumes, frutas, verduras, cascas de ovos, entre outros, que são transformados em adubo rico em nutrientes para o solo.

A Prefeitura disponibilizará cinco mil baldinhos para os voluntários participantes do projeto. Esses recipientes serão utilizados para o armazenamento correto dos resíduos orgânicos, que serão coletados em pontos estratégicos da cidade.

Os resíduos orgânicos coletados serão encaminhados para as áreas de compostagem, onde ocorrerá o processo de decomposição, transformando-os em adubo. Esse adubo será utilizado nos jardins comestíveis de Maricá, que estão sendo cultivados em praças e hortas da região.

Os jardins comestíveis são uma alternativa sustentável de produção de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos. Eles proporcionam aos moradores e turistas acesso a alimentos frescos e saudáveis, além de promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e do consumo responsável.

O projeto ‘Baldinho do Bem’ também oferece a oportunidade para novos voluntários se cadastrarem e participarem do projeto. Além de contribuir para a produção de alimentos orgânicos, os voluntários também têm a oportunidade de receber alimentos frescos em troca dos resíduos orgânicos doados.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, ressalta a importância da participação da comunidade no projeto. Segundo ela, a compostagem é uma prática sustentável que contribui para a redução da quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários e para a produção de alimentos saudáveis.

A assessora de projetos sustentáveis, Mayara Guimarães, destaca que a compostagem é um processo simples e que todos podem participar. Ela explica que é necessário separar corretamente os resíduos orgânicos dos demais tipos de lixo e levá-los aos pontos de coleta indicados.

A iniciativa da Prefeitura de Maricá em promover o projeto ‘Baldinho do Bem’ é uma nova forma de incentivar a sustentabilidade e a produção de alimentos orgânicos na região. Com a participação e engajamento dos moradores, é possível criar uma cidade mais sustentável e com uma melhor qualidade de vida para todos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]