Novo presidente da Academia Brasileira de Letras da Magistratura
A Academia Brasileira de Letras da Magistratura (ABLM) anunciou seu novo presidente, Alexandre Chini Neto. Ele assume o cargo em substituição ao Ministro Carlos Fernando Mathias de Souza, que havia assumido provisoriamente a função.
Chini Neto é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e possui uma vasta experiência na área jurídica. Ele é graduado e pós-graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e possui também pós-graduação em Ciências Criminais pela Uninove/SP. Além disso, ele fez um curso de Direito do Consumo na prestigiosa Escola Superior de Ciências do Consumo de Coimbra, em Portugal.
Antes de assumir a presidência da ABLM, Chini Neto foi Juiz de Direito da Comarca do município de Araruama, na Região dos Lagos, e exerceu o cargo de juiz eleitoral no ano de 2004.
Instituto dos Magistrados do Brasil
A nomeação de Alexandre Chini Neto para a presidência da ABLM foi determinada durante uma reunião dos diretores do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB). Nesse encontro, foram estabelecidas as diretrizes da academia, com a presença do presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão.
Alexandre Chini Neto é associado do Instituto dos Magistrados do Brasil há muitos anos e também é autor de diversos textos jurídicos e livros. Além disso, ele é membro da Academia Fluminense de Letras (AFL) e ocupa a cadeira número 50.
Experiência acadêmica e compromisso com a responsabilidade
Além de sua atuação como juiz, Alexandre Chini Neto também leciona na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e é professor honorário da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR).
Em seu discurso após assumir a presidência da ABLM, Chini Neto ressaltou a importância de acompanhar as mudanças na sociedade com responsabilidade e iluminação. Ele citou uma frase do escritor Graciliano Ramos, dizendo: “‘É fácil se livrar das responsabilidades; difícil é escapar das consequências por ter se livrado delas'”.
Com sua vasta experiência, conhecimento jurídico e compromisso com a responsabilidade, o novo presidente da ABLM certamente contribuirá para o fortalecimento da academia e para o avanço da magistratura no Brasil.
Logo da Academia Brasileira de Letras da Magistratura
Foto de Alexandre Chini Neto
Fonte da notícia: Plantão Guia Região dos Lagos