Dengo ajuda agricultores de cacau a restaurar a natureza

Dengo produtores cacau

Dengo apoia produtores de cacau na regeneração da natureza

A marca brasileira de cafés e chocolates Dengo anunciou uma parceria com a ReSeed, empresa especializada em soluções de crédito de carbono baseadas na natureza. Por meio dessa colaboração, a Dengo irá mensurar a quantidade de carbono estocado nas fazendas de cacau e remunerar os produtores pelo serviço ambiental prestado ao preservar a natureza.

A indústria do chocolate tem um histórico pouco sustentável e equitativo. O chocolate ocupa a segunda posição na lista dos alimentos com maior impacto ambiental, sendo a maior parte desse impacto atribuída ao desmatamento. Contudo, a maioria dos pequenos agricultores, responsáveis por 75% da produção mundial de cacau, vive em situação de pobreza ou abaixo dela. Com o objetivo de mudar essa realidade, a parceria entre a ReSeed e a Dengo visa criar um fluxo de receitas adicional para os agricultores por meio da venda de créditos de carbono, incentivando práticas agrícolas regenerativas.

Intitulada Créditos para a Terra, a colaboração engloba os produtores de cacau da Dengo no Brasil no programa Farm Fresh Carbon Credit da ReSeed. Essa ação representa um avanço significativo tanto para a agricultura sustentável quanto para o impacto social na indústria do cacau, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades de tornar as cadeias de suprimentos mais sustentáveis.

A utilização de técnicas de agricultura regenerativa no cultivo do cacau contribui para evitar o desmatamento, aumentar a saúde do solo, melhorar o rendimento das colheitas e retirar carbono da atmosfera para armazená-lo no solo. Além disso, a venda de créditos de carbono pode melhorar significativamente as condições de vida dos produtores de chocolate da Dengo. Do total das vendas de créditos, 50% serão diretamente destinados aos agricultores, 30% serão destinados à assistência técnica voltada para o produtor rural e os 20% restantes serão utilizados para custos e manutenção da iniciativa.

Com o aumento das negociações de créditos de carbono na região, a dependência do desmatamento para gerar renda extra para pequenos agricultores e comunidades tradicionais será reduzida. Isso traz benefícios ambientais e sociais importantes, contribuindo para a preservação de áreas como a Amazônia e a Mata Atlântica.

A ReSeed tem parcerias com pequenos agricultores ao redor do mundo, trazendo créditos de carbono diretamente desses agricultores para o mercado. Fundada em 2022, a ReSeed oferece créditos de carbono com rastreabilidade durante todo o ciclo de vida, com dados auditáveis e verificados por terceiros e imagens de satélite. Até o momento, a Dengo Chocolates integrou 75 agricultores ao Programa de Crédito de Carbono da ReSeed, permitindo que eles rastreiem facilmente os dados sobre o carbono coletado e armazenado no solo de suas terras.

Ao disponibilizar créditos de carbono para venda aos produtores de cacau, a parceria entre a ReSeed e a Dengo cria uma oportunidade significativa para a indústria do cacau, combinando a redução de carbono com um impacto social positivo. Os primeiros créditos de carbono associados aos produtores de cacau da Dengo estarão disponíveis para venda no segundo semestre de 2024.

“Aproximadamente 70% das plantações de cacau da região, que somam 6.800 km², utilizam o sistema Cabruca, um sistema agroflorestal em que os cacaueiros são cultivados à sombra da Mata Atlântica. Um estudo recente realizado pelo WRI, Instituto Arapyaú e Dengo mostra que um hectare de Cabruca remove quase duas vezes mais CO² da atmosfera do que um hectare convencional”, afirma Estevan Sartoreli, Co-CEO da Dengo. “Estamos orgulhosos da parceria com a ReSeed para direcionar capital adicional aos agricultores de Dengo pelos seus serviços ecossistêmicos.”

A parceria entre a Dengo e a ReSeed representa uma visão compartilhada para um futuro mais sustentável e resiliente, no qual a indústria do cacau desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças ambientais e sociais positivas. Essa colaboração tem como objetivo estabelecer um novo padrão para práticas empresariais responsáveis nas indústrias agrícola e de chocolate.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]