5 projetos de arquitetura inspiradores para instituições de ensino

Berkeley Community Theater.

Projetos Educacionais Inovadores e Sustentáveis da CAW Architects

O escritório de arquitetura CAW Architects, com presença em São Francisco e Palo Alto, na Califórnia, tem se destacado na busca pela melhoria da experiência educacional através de um design inovador que prioriza a sustentabilidade. Seus projetos arquitetônicos voltados para escolas refletem esse compromisso com a eficiência energética e a inclusão de todos os alunos, independente do nível de ensino.

A empresa é reconhecida e premiada por seu diversificado portfólio educacional, que abrange desde instituições de ensino fundamental até universidades. Um dos princípios centrais do CAW Architects é a crença de que todos os alunos devem ter igualdade de acesso e inclusão em ambientes de aprendizado. O escritório já é responsável pelos primeiros edifícios escolares públicos com certificação LEED Platinum K-12 na região da Bay Area, além de um plano mestre de energia zero para uma escola secundária em Oakland e revitalizações na Universidade de Stanford, que visa se tornar neutra em carbono utilizando 100% de energia renovável. Segundo a equipe do escritório, muitos estudos apontam a relação direta entre a qualidade do ambiente construído e o desempenho acadêmico dos alunos.

Brent McClure, diretor de design educacional da CAW, afirma: “Em cada projeto, esforçamo-nos para criar espaços que inspirem bem-estar e motivação nos alunos. Acreditamos que ambientes educacionais bem projetados constituem a base do sucesso escolar.” Recentemente, a empresa tem trabalhado em projetos com ênfase em ambientes de aprendizagem sustentáveis e áreas comunitárias inovadoras, que incluem:

Teatro Comunitário de Berkeley

Dividindo espaço com a Berkeley High School, o Teatro Comunitário abriga 3.500 assentos e o Teatro Florence Schwimley, com 560 lugares. Inaugurado em 1950, o edifício, reconhecido por seu estilo Art Déco, viu seu interior deteriorar-se ao longo das décadas, com salas de aula da escola e o teatro em si não adaptando-se mais às necessidades dos alunos e da comunidade.

Berkeley Community Theater - visão do teatro comunitário, espaço de performance para a Berkeley High School
Teatro Comunitário de Berkeley. Foto: Marco Zecchin

A CAW Architects iniciou um estudo de planejamento com o objetivo de restaurar o Teatro A a um ambiente vibrante, seguro e acessível, não apenas para atividades artísticas mas também para o uso da comunidade. O primeiro passo foi realizar uma avaliação detalhada das condições do edifício, identificando as atualizações necessárias nos sistemas de construção, reforço estrutural e eventos de acessibilidade.

Interiores do Teatro Comunitário de Berkeley, foco na revitalização e acessibilidade
Teatro Comunitário de Berkeley. Foto: Marco Zecchin

As soluções de design desenvolvidas contornam as deficiências do edifício, visando atender às demandas dos programas de artes cênicas. Desafios de projeto incluem a criação de novas salas de aula e espaços de ensaio, ampliando a área disponível e melhorando a funcionalidade dos espaços de apresentação para atender melhor artistas e público. A CAW Architects está, simultaneamente, dinamizando a entrada principal, desmarcando o edifício no campus.

Exterior do Teatro Comunitário de Berkeley, destacando revitalizações
Teatro Comunitário de Berkeley. Foto: Marco Zecchin

Recentemente, a CAW Architects iniciou a fase de renovação do Teatro Florence Schwimley e a redefinição da entrada, dando continuidade às suas modernizações no Edifício A.

Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey

Com um design que maximiza as vistas impressionantes da Baía de Monterey, a nova adição de dois andares ao campus integra praças ao ar livre em diferentes níveis, promovendo oportunidades de aprendizagem ao ar livre, além de impactar significativamente a circulação e espaços de encontro. Apesar de seu tamanho compactado, a estrutura inclui rampas e um elevador interno que facilitam a navegação por inclinações acentuadas.

Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey - vista exterior do campus
Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey. Foto: Bruce Damonte

A planta do primeiro andar se abre para as praças ao ar livre por meio de portas dobráveis, transformando assim o espaço em um ambiente interno-externo para encontros escolares. Por outro lado, a proposta vai além de criar quatro novas salas de aula, pois também inclui áreas externas e comunitárias, implementando segurança melhorada, acessibilidade no local e uma plataforma com visão para o estádio.

Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey - interior de salas de aula e espaços de aprendizado
Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey. Foto: Bruce Damonte

Com foco na durabilidade, o exterior utiliza materiais como fibrocimento e concreto, bem como grandes janelas que oferecem iluminação natural difusa nas salas voltadas para o norte. A proposta evoluiu de uma adição simples para uma solução integrada que contempla desafios mais amplos no planejamento do campus, o que recebeu apoio significativo do distrito escolar, resultando na realização do projeto.

Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey - detalhes arquitetônicos e funcionalidade do espaço
Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey. Foto: Bruce Damonte
Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey - interações sociais em ambientes de aprendizado
Centro de Inovação Científica da Escola Secundária Monterey. Foto: Bruce Damonte

Escola Secundária Silver Creek

No caso da Silver Creek High School, a CAW implementou um novo edifício marcante na esquina do campus, criando uma nova entrada que melhora tanto a estética arquitetônica quanto a experiência dos estudantes. O design foi pensado para que as fachadas voltadas para a rua tenham um aspecto mais sólido, com um padrão lúdico de janelas e sistemas de proteção solar integrados.

Silver Creek High School - fachada principal e entrada de destaque do campus
Silver Creek High School. Foto: Marco Zecchin

A parte que dá para o campus é dotada de uma porta de correr que conecta o átrio do edifício à nova praça para atividades educacionais e eventos. O átrio, com dois andares, serve como um ponto de encontro para os estudantes, combinando grandes áreas abertas com espaços menores e aconchegantes. A escada central é um elemento de destaque, que conecta os dois andares e se torna o centro visual do átrio.

Silver Creek High School - átrio central com escada e ambientes de socialização
Silver Creek High School. Foto: Marco Zecchin

As dez salas de aula foram projetadas voltadas para o átrio, equipadas com portas de garagem que as abrem para o espaço. A inclusão de janelas clarabóia ao redor do átrio maximiza a entrada de luz natural, enquanto minimiza o brilho direto. Além das novas salas de aula, o projeto também fez investimentos em diversos espaços internos e externos, além de otimizar a segurança ao redor do campus.

Silver Creek High School - vistas internas e funcionais das salas de aula
Silver Creek High School. Foto: Marco Zecchin

Escola Corte Madera

Corte Madera School - fachada e modernização do edifício escolar
Corte Madera School. Foto: Marco Zecchin

Com sistemas de eficiência energética atualizados, a Corte Madera School busca a certificação LEED Silver, garantindo uma pegada ambiental menor. A escola está comprometida com ambientes de aprendizado flexíveis, incentivando a experimentação, colaboração e crescimento dos alunos. As novas instalações incluem espaços para arte, ciências e salas de aula, bem como um deck/sala de aula externa que se abre para o “lago de sapos” da cidade, um playground desenvolvido por estudantes e um anfiteatro com palco.

Corte Madera School - playground e áreas externas projetadas para interação dos alunos
Corte Madera School. Foto: Marco Zecchin

Um dos destaques é um novo prédio dedicado aos alunos da 4ª e 5ª séries, que se conecta diretamente ao espaço aberto do “lago de sapos”, que a comunidade local mantém. Este edifício é dividido em duas seções com uma “passagem” e um deck entre elas, enquanto uma rampa dá acesso a uma área de aprendizado ao nível da lagoa, proporcionando uma vista magnífica do espaço de alimentação.

Corte Madera School - interior do prédio de salas de aula e ambientes de aprendizagem
Corte Madera School. Foto: Marco Zecchin
Corte Madera School - design arquitetônico e áreas verdes
Corte Madera School. Foto: Marco Zecchin

No lado do campus voltado para os alunos da 6ª à 8ª séries, o novo edifício é posicionado para destacar a espetacular vista do pico de Windy Hill, montanha próxima que dá nome à reserva. Internamente, as aulas estão organizadas ao redor de um átrio central, por onde se pode apreciar a vista do pico através de um sistema de janelas panorâmicas.

Corte Madera School - espaço interno e integração com a natureza
Corte Madera School. Foto: Marco Zecchin

Escola Elementar Ormondale

O novo campus da Ormondale Elementary School é um modelo de sustentabilidade e aprendizagem dinâmica, trazendo salas modernas para arte, música, ciências, e um pátio que se transformou em um “jardim sensorial” interativo, onde as cores e aromas das flores e árvores frutíferas estimulam os sentidos dos alunos. A disposição dos edifícios foi feita para maximizar luz natural e vistas, criando uma atmosfera tranquila para a aprendizagem. Com suas práticas de eficiência energética e design solar, a escola visa a certificação LEED Silver, combinando inovação com sustentabilidade para promover um espaço de educação de qualidade.

Ormondale Elementary School - ambiente sustentável de aprendizagem
Ormondale Elementary School. Foto: Marco Zecchin
Ormondale Elementary School - estrutura moderna e inovadora
Ormondale Elementary School. Foto: Marco Zecchin
Ormondale Elementary School - espaços criativos e educativos
Ormondale Elementary School. Foto: Marco Zecchin
Ormondale Elementary School - integração entre ambientes internos e externos
Ormondale Elementary School. Foto: Marco Zecchin

A CAW Architects, com esses seis projetos notáveis e outras iniciativas, reafirma seu compromisso em criar ambientes educacionais que sejam não apenas funcionais, mas que inspirem e promovam o bem-estar dos alunos, incentivando um aprendizado interativo e sustentável.

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