4º Festival Mulheres de Sal ocorre em São Pedro da Aldeia

Thati Dias

Festival Mulheres de Sal acontece em São Pedro da Aldeia

, cidade localizada na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, será palco da quarta edição do Festival Mulheres de Sal nos dias 28 e 29 de junho. O evento tem como objetivo promover o protagonismo feminino na literatura e reunirá autoras e artistas contemporâneas de projeção local e nacional.

O festival, que será realizado no Solarium Eventos, contará com diversas atividades relacionadas às artes da palavra, incluindo apresentações musicais, contação de histórias, debates, performances narrativas e oficinas. A proposta é abordar a literatura em sua forma escrita e oral, ampliando o conceito tradicional e proporcionando uma experiência cultural enriquecedora.

Uma das principais iniciativas do festival é a formação de público leitor. Na sexta-feira (28), escolas da rede pública e privada do município serão convidadas a participar, com o intuito de estimular e sensibilizar o público infantil em relação aos livros e à literatura.

No sábado (29), a programação será ampla e diversificada, com destaque para a oficina voltada para autoras e editoras independentes, painéis literários, feira de livros, shows musicais e intervenções artísticas. Uma das presenças mais aguardadas é a da escritora indígena Geni Núñez, conhecida por abordar questões relacionadas às contra colonialidades em suas obras.

Outro momento marcante do festival será o show “Alfabeto Sonoro” da cantora Letrux. Nascida em , a artista terá a oportunidade de se apresentar na cidade onde passou sua infância, após conquistar reconhecimento nacional e participar de grandes palcos.

É importante destacar que o Festival Mulheres de Sal recebeu o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC RJ) e está estruturado para atender pessoas com deficiência, oferecendo tradução simultânea em libras, rampas de acesso e banheiros adaptados.

A entrada para o evento é gratuita, mas sujeita à lotação. Os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla, no link:

https://www.sympla.com.br/evento/festival-mulheres-de-sal/2504727?referrer=mail.google.com

Programação

Sexta-feira (28):

  • 14h – Espetáculo infantil “Cantigas Praieiras” com Sá Soraya
  • 15h – Oficina de sensibilização à leitura “Num miado de estrelas” com Bela Lopes
  • 16h – Contação de histórias com “Baobazinho”

Sábado (29):

  • 14h – Oficina “Arte da palavra: editoras de literatura, modos de fazer, modos de usar” com Editora Cousa
  • 15h – Encontro de Terça
  • 16h – Areninha literária com contação de histórias para crianças com Carla Nunes
  • 16h – Painel literário com autoras indígenas (Geni Núñez, Eliane Potiguara e Eloá Puri)
  • 17h – Slam das Donas e palco aberto
  • 18h – Beat Livre
  • 19h – Apresentação “Soturna” com Thati Dias
  • 20h – Painel literário com autoras negras (Sonia Rosa, Juliana Correia e Sá Soraya)
  • 21h – Show de Eloá Puri e banda
  • 22h – Letrux canta “Alfabeto Sonoro”
  • 23h – Cortejo com “Ventarolas”

Além disso, durante todo o evento haverá uma feira literária. O festival será realizado no endereço: Avenida Porto Feliz, 90, Balneário São Pedro, São Pedro da Aldeia – RJ.

Aproveite e prestigie o Festival Mulheres de Sal, que promove o empoderamento feminino na literatura e valoriza o talento das mulheres artistas!

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Imagem: Festival Mulheres de Sal

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]