Festival Mulheres de Sal acontece em São Pedro da Aldeia
São Pedro da Aldeia, cidade localizada na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, será palco da quarta edição do Festival Mulheres de Sal nos dias 28 e 29 de junho. O evento tem como objetivo promover o protagonismo feminino na literatura e reunirá autoras e artistas contemporâneas de projeção local e nacional.
O festival, que será realizado no Solarium Eventos, contará com diversas atividades relacionadas às artes da palavra, incluindo apresentações musicais, contação de histórias, debates, performances narrativas e oficinas. A proposta é abordar a literatura em sua forma escrita e oral, ampliando o conceito tradicional e proporcionando uma experiência cultural enriquecedora.
Uma das principais iniciativas do festival é a formação de público leitor. Na sexta-feira (28), escolas da rede pública e privada do município serão convidadas a participar, com o intuito de estimular e sensibilizar o público infantil em relação aos livros e à literatura.
No sábado (29), a programação será ampla e diversificada, com destaque para a oficina voltada para autoras e editoras independentes, painéis literários, feira de livros, shows musicais e intervenções artísticas. Uma das presenças mais aguardadas é a da escritora indígena Geni Núñez, conhecida por abordar questões relacionadas às contra colonialidades em suas obras.
Outro momento marcante do festival será o show “Alfabeto Sonoro” da cantora Letrux. Nascida em São Pedro da Aldeia, a artista terá a oportunidade de se apresentar na cidade onde passou sua infância, após conquistar reconhecimento nacional e participar de grandes palcos.
É importante destacar que o Festival Mulheres de Sal recebeu o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC RJ) e está estruturado para atender pessoas com deficiência, oferecendo tradução simultânea em libras, rampas de acesso e banheiros adaptados.
A entrada para o evento é gratuita, mas sujeita à lotação. Os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla, no link:
https://www.sympla.com.br/evento/festival-mulheres-de-sal/2504727?referrer=mail.google.com
Programação
Sexta-feira (28):
- 14h – Espetáculo infantil “Cantigas Praieiras” com Sá Soraya
- 15h – Oficina de sensibilização à leitura “Num miado de estrelas” com Bela Lopes
- 16h – Contação de histórias com “Baobazinho”
Sábado (29):
- 14h – Oficina “Arte da palavra: editoras de literatura, modos de fazer, modos de usar” com Editora Cousa
- 15h – Encontro de Terça
- 16h – Areninha literária com contação de histórias para crianças com Carla Nunes
- 16h – Painel literário com autoras indígenas (Geni Núñez, Eliane Potiguara e Eloá Puri)
- 17h – Slam das Donas e palco aberto
- 18h – Beat Livre
- 19h – Apresentação “Soturna” com Thati Dias
- 20h – Painel literário com autoras negras (Sonia Rosa, Juliana Correia e Sá Soraya)
- 21h – Show de Eloá Puri e banda
- 22h – Letrux canta “Alfabeto Sonoro”
- 23h – Cortejo com “Ventarolas”
Além disso, durante todo o evento haverá uma feira literária. O festival será realizado no endereço: Avenida Porto Feliz, 90, Balneário São Pedro, São Pedro da Aldeia – RJ.
Aproveite e prestigie o Festival Mulheres de Sal, que promove o empoderamento feminino na literatura e valoriza o talento das mulheres artistas!
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos
Imagem: Festival Mulheres de Sal