22 práticas simples para aprimorar sua qualidade de vida

saúde felicidade

Pesquisas científicas mostram que nossos hábitos cotidianos têm um papel significativo na nossa qualidade de vida e bem-estar. Pequenas ações que repetimos de forma consciente acabam se tornando hábitos e se incorporam à nossa rotina. Pode ser uma escolha positiva, como praticar autocuidado, ou algo negativo, como ter uma dieta desequilibrada. A verdade é que todas essas pequenas ações somadas fazem diferença em como nos sentimos e vivemos.

Para entender a formação de hábitos e como transformá-los, o psicólogo e cirurgião plástico norte-americano Maxwell Maltz formulou uma teoria que diz que o cérebro humano precisa de pelo menos 21 dias para que os novos hábitos se tornem automáticos. Além disso, a chave para esse processo está na rotina. É preciso persistir até que as mudanças sejam absorvidas naturalmente, sem a necessidade de um grande esforço para executá-las.

Com base nessa teoria, a marca de alimentos saudáveis Jasmine criou uma campanha com 21 sugestões de “pequenos grandes hábitos” para melhorar nossa qualidade de vida. As dicas são baseadas em estudos científicos e visam trazer benefícios para nosso corpo e mente. A proposta da campanha é que as pessoas escolham algum desses “habitinhos” e o incluam em suas rotinas por pelo menos 21 dias, para experimentar a diferença que eles podem fazer.

Entre as sugestões estão: substituir os 15 minutos de uso do celular ao acordar por um alongamento, organizar os horários e priorizar o autocuidado na agenda, exercitar o cérebro com a prática da leitura, praticar o autoconhecimento para entender qual a melhor dinâmica para cada um, cuidar da saúde mental, priorizar a hidratação, preferir as escadas ao elevador, fazer pausas durante o trabalho, ouvir música no trânsito em vez de ficar estressado, ler os rótulos das embalagens para identificar os excessos de açúcar, gordura e sódio, entre outras.

Além disso, a campanha recomenda evitar alimentos ultraprocessados e dar preferência a alimentos naturais e minimamente processados. Incluir vegetais, frutas, oleaginosas, sementes, grãos integrais, legumes e gorduras saudáveis nas refeições também é uma sugestão. Outras dicas envolvem evitar bebidas e alimentos estimulantes antes de dormir, preferir o chocolate amargo com alto teor de cacau, ter opções saudáveis por perto para saciar a fome ao longo do dia, incentivar as crianças a participarem das preparações das refeições, incluir tempo de lazer na rotina e conectar-se com a natureza.

A marca Jasmine oferece um quiz em seu site para ajudar as pessoas a identificarem quais desses hábitos se encaixam melhor em seu momento atual. Além disso, o portal disponibiliza conteúdos gratuitos para inspirar e auxiliar nessa jornada saudável. A ideia é que sejam metas alcançáveis, no sentido de que toda mudança leva tempo até ser absorvida, e que cada pequena vitória seja celebrada no processo.

Com essas sugestões de “pequenos grandes hábitos”, é possível construir uma rotina mais equilibrada e feliz. Lembrando que a persistência é fundamental para que essas mudanças se tornem automáticas e tragam impactos positivos para a nossa vida. Vale a pena refletir sobre nossos hábitos pessoais e fazer escolhas conscientes que nos levem a uma melhor qualidade de vida.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]