Em celebração ao Dia Mundial do Leite Vegetal, a ONG Geração Vegana lançou, nesta quinta-feira (22), o curta-metragem de animação intitulado “Santuário”. A estreia global, que promete impactar diversas audiências, traz uma mensagem poderosa que visa despertar empatia e respeito pelos animais.
A versão em português do curta conta com a narração de Xuxa Meneghel, a famosa apresentadora da televisão brasileira, que é uma reconhecida defensora dos direitos animais e adotou uma dieta vegana em 2018. “Santuário” narra histórias de resgates e procura sensibilizar a sociedade sobre a relevância do veganismo. Xuxa demonstrou entusiasmo com o projeto e destacou seu desejo de incutir mais empatia em relação aos animais resgatados. “É um filme muito interessante. E não é voltado apenas para quem já é vegano. Trata-se de uma mensagem valiosa para todas as idades”, declarou.
Além da versão brasileira, o curta “Santuário” foi traduzido para outras três línguas: inglês, com narração da atriz britânica Evanna Lynch; espanhol, com a participação da atriz argentina Marcela Kloosterboer; e hindi, narrado pela atriz indiana Sneha Ullal. Cada uma dessas artistas compartilhou seu comprometimento com a causa, aumentando o potencial de difusão da mensagem contida na obra.
O filme é inspirado em duas histórias verídicas de resgate: as Marias, porcas que foram salvas após um acidente de trânsito em que se envolveram enquanto eram transportadas no Rodoanel em São Paulo, e Indigo, uma vaca que foi resgatada junto com sua mãe logo após o nascimento em um matadouro nos Estados Unidos. Atualmente, as porcas Marias vivem no Santuário Terra dos Bichos, enquanto Indigo reside no Farm Sanctuary, tendo sua mãe ao seu lado.
“Santuário” retrata a jornada de Indigo e sua mãe em um ambiente sagrado, mostrando sua convivência com outros animais que também foram resgatados da cruel indústria pecuária. Em um momento cheio de reviravoltas emocionais, a vida de uma vaca em situação de risco se entrelaça com a vida de Indigo, trazendo à tona um enredo que certamente tocará o coração dos espectadores.
Saúde e ética animal
O objetivo do curta é, de maneira sensível, expor o sofrimento que os animais enfrentam dentro da indústria alimentícia, onde anualmente cerca de 70 bilhões de animais terrestres e trilhões de peixes são mortos para atender à demanda de consumo humano.
A Geração Vegana, através deste projeto, reafirma seu compromisso em demonstrar que é viável viver de forma ética, compassiva, saudável e sustentável. O curta-metragem busca destacar a importância de identificar e minimizar o sofrimento animal, acreditando que “Santuário” pode ser um agente catalisador de mudança na percepção pública sobre a questão.
Sobre a Geração Vegana
A Geração Vegana é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica a disseminar informações sobre os benefícios ambientais, éticos, pessoais e relacionados à saúde de uma alimentação baseada em plantas.
A organização proporciona acesso gratuito a informações sobre nutrição 100% vegetal e orientações para um estilo de vida vegano, oferecendo programas de 7 e 30 dias para aqueles que desejam explorar o veganismo. Além disso, realiza campanhas que colocam o movimento vegano em evidência globalmente.
Onde assistir “Santuário”
O curta-metragem pode ser assistido no canal da Geração Vegana no YouTube. Para ver o filme, basta acessar o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=nr_kYK9CB_I