Entenda os conceitos de potência, corrente e tensão em carregadores e cabos elétricos. Esses parâmetros são fundamentais para determinar a velocidade de carregamento de dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e powerbanks.
A potência é medida em watts (W) e representa a quantidade de energia transferida em um determinado período de tempo. Quanto maior a potência de um carregador, mais rápido ele pode recarregar a bateria de um dispositivo, desde que ele suporte a mesma potência. Carregadores com potência de 15 W ou mais são conhecidos como carregadores turbo.
A corrente elétrica, medida em ampere (A), indica o fluxo máximo de carga elétrica suportado. Ela depende da espessura dos fios dos cabos, sendo que cabos com maior bitola permitem maior fluxo de corrente.
A tensão, medida em volt (V), representa a força que faz as cargas elétricas se moverem de um ponto a outro. Quanto maior a tensão, maior é a quantidade de energia que pode ser transmitida por um cabo ou circuito. Os adaptadores de tomada e as baterias podem informar tanto a tensão de entrada (suportada pelo carregador) quanto a tensão de saída (fornecida pelo carregador).
A frequência elétrica, medida em hertz (Hz), indica o número de vezes por segundo que a corrente elétrica se inverte entre positivo e negativo. Alguns países têm frequência de 50 Hz, enquanto outros suportam 60 Hz. Carregadores para dispositivos como celulares e tablets geralmente são compatíveis com ambas as frequências.
Para identificar a potência, corrente e tensão do carregador, é possível verificar os valores indicados no próprio acessório. A corrente costuma ser acompanhada pela letra A, enquanto a tensão é acompanhada pela letra V. No caso da potência, ela pode ser calculada multiplicando-se a tensão pela corrente.
Carregadores turbo são aqueles que fornecem uma potência alta. Não há um número mínimo padrão para considerar um carregador como turbo, mas muitos fabricantes consideram os modelos com 15 W ou mais como carregadores turbo. Algumas tecnologias de carregamento rápido incluem TurboPower, Fast Charging, Quick Charge e USB Power Delivery.
É possível usar um carregador turbo em qualquer celular, mesmo que o dispositivo não suporte recarga rápida. Nesse caso, o carregador funciona como um carregador comum, sem proporcionar velocidade de carregamento acelerada.
Quando se trata de powerbanks, é possível utilizar um modelo com potência e corrente maiores que a do celular. A recarga será feita dentro dos limites suportados pelo dispositivo.
Aplicativos como AccuBattery (Android) e Charger Master (iOS) podem ser utilizados para verificar a potência, corrente e tensão de carregamento de um celular.
Diversos fatores podem fazer com que a recarga de um celular demore, como cabos ou carregadores danificados, baixa potência do carregador, defeito na bateria do celular, entre outros. É importante utilizar cabos e carregadores de qualidade para garantir uma recarga rápida e segura.
Os carregadores sem fio tendem a ser mais lentos que os carregadores com cabo, pois apresentam menor potência. Além disso, o posicionamento incorreto do celular e a degradação da transmissão podem diminuir a velocidade de recarga.