Reprodução/TV Globo
Golpe da falsa central de atendimento bancário se passa por bancos para enganar vítimas e retirar dinheiro de suas contas.
O programa Profissão Repórter, exibido na última terça-feira (21), mostrou como funciona um dos golpes mais comuns nos dias de hoje: a falsa central eletrônica 0800. Nesse tipo de golpe, os criminosos se passam por atendentes de bancos idôneos para obter informações pessoais das vítimas e, assim, roubar dinheiro de suas contas bancárias.
O golpe começa com os criminosos enviando mensagens de texto para as pessoas informando que uma compra foi aprovada em seu cartão e que é necessário entrar em contato com um número de telefone 0800 para contestar a transação. A partir daí, os golpistas se apresentam como funcionários do banco e começam a obter informações pessoais das vítimas, como dados bancários e senhas de acesso.
Durante a reportagem, uma das vítimas do golpe compartilhou sua experiência. A mulher, que preferiu não se identificar, relatou que foi enganada pelos criminosos e que sofreu preconceito de sua própria família por ter caído no golpe. Ela revelou que muitas pessoas, inclusive funcionários de bancos, já foram enganadas, demonstrando que qualquer um pode ser vítima desse tipo de fraude.
Os golpistas são treinados para se passar pelos funcionários do banco, o que dificulta a identificação da falsidade do atendimento. No caso da mulher entrevistada, o criminoso alegou que já haviam sido realizadas três operações bancárias em seu nome. Com isso, ela acabou efetuando uma transferência via PIX no valor de R$ 7.800 para os golpistas, o que lhe causou prejuízo financeiro e o sentimento de estar sendo enganada.
Durante a reportagem, também foi explicado como a polícia está agindo para combater esse tipo de golpe. Uma operação da Polícia Civil identificou 28 golpistas e pelo menos 12 vítimas. Os investigadores descobriram que o dinheiro roubado é transferido para contas de “laranjas” ou “testas de ferro”, que são pessoas utilizadas pelos golpistas para realizar a distribuição dos valores roubados. Esse processo é conhecido como “pulada”, em que o dinheiro é transferido de uma conta para outra de forma rápida.
Ao todo, 15 pessoas foram presas durante a operação, e diversos cartões e celulares utilizados nos golpes foram apreendidos.
Esse golpe da falsa central de atendimento bancário é apenas um exemplo de como os criminosos estão se reinventando constantemente para aplicar golpes e enganar suas vítimas. É importante ficar atento às formas de prevenção e tomar cuidado ao fornecer informações pessoais por telefone ou mensagem de texto. Caso haja dúvidas sobre uma ligação ou mensagem recebida, é recomendado entrar em contato diretamente com o banco para confirmar a veracidade da comunicação.
A reportagem do Profissão Repórter alerta para a necessidade de conscientização e informação sobre esses golpes, além de ressaltar a importância de não julgar ou discriminar as vítimas, uma vez que qualquer pessoa pode ser alvo desse tipo de crime.
Portanto, é fundamental manter-se atualizado sobre os golpes mais comuns, como o da falsa central de atendimento bancário, e adotar medidas de proteção para evitar ser vítima de fraudes financeiras.