“`html
Iniciativa da Embrapa estimula crianças a aprender sobre hortaliças

As crianças têm uma capacidade impressionante de absorver tudo o que acontece ao seu redor. Portanto, proporcionar a elas informações sobre agricultura, assim como sobre a relevância de uma alimentação saudável, sustentável e de qualidade, é uma maneira eficaz de formar adultos mais conscientes. No entanto, é fundamental saber como despertar o interesse por um tema que pode ser considerado monótono. A boa notícia é que existem diversos materiais elaborados especialmente para o público infantil.
Um exemplo notável é a Embrapa Hortaliças, uma unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) dedicada ao desenvolvimento de pesquisas e tecnologias com o objetivo de melhorar a produção de hortaliças no Brasil. Esta instituição oferece publicações ricas em conteúdo voltadas para crianças através da seção chamada ‘Cantinho da Criança’, disponível em seu site, onde é possível realizar o download gratuito de materiais como o Almanaque Horta & Liça, que possui cinco edições, além de três volumes da série Hortaliças para Crianças, uma revista especial da Turma da Mônica e a revista Espantalho.

Esses materiais representam uma abordagem lúdica e educativa voltada para promover o consumo de hortaliças, combater o desperdício de alimentos e estimular hábitos alimentares saudáveis entre as crianças. Como é do conhecimento de todos, as crianças aprendem de maneira mais eficaz quando estão se divertindo. Assim, as revistas disponibilizadas contam com jogos como cruzadinhas, caça-palavras, labirintos e desenhos para colorir, reforçando o aspecto divertido da aprendizagem.
A ideia do ‘Cantinho da Criança’ nasceu no contexto da pandemia, em 2020, como uma alternativa às ações presenciais que eram organizadas anualmente, geralmente em outubro, pela Embrapa Hortaliças, voltadas para a interação com as crianças.

Os materiais disponíveis na plataforma podem ser baixados sem custo, permitindo que sejam impresos, caso desejado. Algumas publicações oferecem até mesmo orientações sobre como realizar o plantio. Isso encoraja as crianças a se envolverem ativamente no processo, permitindo que elas acompanhem todo o crescimento da hortaliça, criando um vínculo com a natureza – uma vivência que é mais rica do que mil palavras poderiam descrever. Veja as publicações disponíveis neste link.

“`