UNESCO analisa cidades de Rio das Ostras para potencial Geoparque Mundial

UNESCO avalia municípios para possível certificação de Geoparque Mundial | Rio das Ostras

Região dos Costões e Lagunas do Rio de Janeiro é avaliada pela UNESCO para certificação de Geoparque Mundial

Um comitê da UNESCO estará visitando 16 municípios da Região dos Costões e Lagunas, no litoral Norte e Leste do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 22 a 27 de julho, para avaliar sua candidatura ao título de Geoparque Mundial. O objetivo da visita é explorar os atrativos turísticos, culturais e históricos locais, que são essenciais para o reconhecimento internacional.

A visita à cidade de está marcada para o dia 24, das 16h às 17h30, quando a comissão terá a oportunidade de conhecer o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e apreciar o artesanato produzido por artistas locais.

Desde 2010, a Região dos Costões e Lagunas, composta por cidades como Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, , São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema, tem buscado o reconhecimento como Geoparque devido ao seu valor científico, educativo, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.

A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, ressaltou a importância da visita da UNESCO para a região. Segundo ela, “a presença da UNESCO em nossa região é vital para promover nosso desenvolvimento cultural e científico. Vamos apresentar o único Museu de Sítio da área, nossa história e o trabalho cultural desenvolvido com nossos artistas. Este reconhecimento será um marco importante para o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas”.

Geoparques Mundiais da UNESCO

Os Geoparques Mundiais são áreas geográficas de importância internacional, reconhecidas pela UNESCO, que possuem patrimônio geológico de destaque e programas de promoção da educação, conservação e desenvolvimento sustentável. Eles visam mostrar os processos geológicos ao longo dos tempos, a formação das paisagens atuais e a relação do ser humano com o seu meio ambiente.

Atualmente, existem 169 Geoparques Mundiais da UNESCO espalhados por 44 países. No Brasil, já são cinco Geoparques reconhecidos: Araripe, em Araripina (PE); Caatinga do Seridó, em Carnaúba dos Dantas (RN); Cânions do Sul, em São José dos Ausentes e Cambará do Sul (RS); Costa Atlântica, no litoral sul do Rio Grande do Sul; e o último a ser reconhecido, em abril de 2022, foi o Passaúna, em Curitiba (PR).

Região dos Costões e Lagunas

A Região dos Costões e Lagunas do Rio de Janeiro possui uma rica biodiversidade, com paisagens deslumbrantes e uma importante história geológica. A área é caracterizada por costões rochosos, lagunas litorâneas, dunas, restingas, rios e lagoas costeiras, além de uma grande variedade de espécies da fauna e flora. Trata-se de um verdadeiro tesouro natural e cultural.

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba – Foto: Divulgação

A cidade de Rio das Ostras é uma das preciosidades da região, com suas belas praias e uma intensa vida cultural. Além do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, a cidade conta com uma grande diversidade de artistas locais que produzem um artesanato único e cheio de identidade, enriquecendo ainda mais a cultura do município.

Caso a candidatura da Região dos Costões e Lagunas seja bem-sucedida, o título de Geoparque Mundial trará inúmeros benefícios para a região. Além do reconhecimento internacional, a certificação impulsionará o turismo, a pesquisa científica, a conservação ambiental e a valorização do patrimônio cultural local.

A visita da comissão da UNESCO é um momento crucial para a Região dos Costões e Lagunas, que aguarda ansiosamente por essa oportunidade de se tornar um Geoparque Mundial reconhecido e se juntar a outros destinos renomados internacionalmente.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]