Três maneiras de mudar o tipo de um documento no computador com Windows

3 formas de alterar o formato de um arquivo no PC Windows

Trabalhar com diferentes tipos de documentos requer conhecimento sobre como alterar o formato dos arquivos. Isso é especialmente útil quando se lida com máquinas ou sistemas operacionais diferentes. Existem algumas maneiras fáceis de fazer isso no PC Windows, e vamos apresentar três delas.

A primeira forma de alterar o formato de um arquivo no Windows é renomeando o arquivo. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo desejado, você verá um menu com várias opções. Selecione a opção “Renomear” e você poderá não só mudar o nome do arquivo, mas também alterar seu formato. Antes de fazer isso, é necessário saber a extensão do arquivo. Você pode descobrir isso passando o cursor do mouse sobre o arquivo e um pop-up mostrará informações detalhadas, ou clicando com o botão direito do mouse e selecionando a aba “Propriedades” para obter mais detalhes. Depois de descobrir a extensão do arquivo, clique no botão de renomear, insira um ponto final e, em seguida, digite o novo formato do arquivo. Por exemplo, se o nome do arquivo era “123.png”, você pode alterá-lo para “123.jpg”.

A segunda forma de alterar o formato de um arquivo no PC Windows é utilizando a opção “Salvar como” nos programas de edição, como o Word, Excel e PowerPoint. Esses programas permitem que você crie um arquivo e o salve posteriormente. Ao utilizar a opção “Salvar como”, você pode escolher o formato desejado para o arquivo. Basta clicar em “Salvar” e depois em “Salvar como”. Em seguida, será exibida uma barra de opções para você selecionar o formato do arquivo.

Além do Windows, existem também sites e plataformas online que oferecem serviços de conversão de arquivos. Caso as duas opções anteriores não sejam viáveis ou muito complicadas, você pode utilizar um conversor online gratuito. Basta digitar na barra de pesquisa do Google o tipo de conversão desejado, por exemplo, “converter PDF para Word”. Ao fazer isso, uma lista de sites será exibida e você poderá escolher um para realizar a conversão. No entanto, é importante tomar cuidado ao enviar arquivos para sites de terceiros, pois há riscos de vazamento de dados pessoais. Portanto, é recomendável evitar compartilhar arquivos com informações sensíveis.

É importante ressaltar que ao utilizar qualquer uma dessas formas para alterar o formato de um arquivo, é fundamental fazer backup dos arquivos originais e tomar cuidado para não perder nenhuma informação importante durante o processo.

Relembrando, existem três formas fáceis de alterar o formato de um arquivo no PC Windows: renomeando o arquivo, utilizando a opção “Salvar como” nos programas de edição e utilizando um conversor online gratuito. Escolha a opção que melhor se adeque às suas necessidades e aproveite a flexibilidade de trabalhar com diferentes tipos de documentos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]