Transporte Escolar em Macaé se adapta para retorno às aulas prezando pela segurança.

O coordenador do setor, Kodia Ramalho, destaca a importância da segurança dos alunos, ressaltando que eles são a razão do trabalho da equipe

Macaé: Transporte Escolar em Macaé se prepara para volta às aulas com foco na segurança

O coordenador do setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação de , Kodia Ramalho, destaca a importância da segurança dos alunos, ressaltando que eles são a razão do trabalho da equipe. Com o retorno previsto das aulas em fevereiro, a coordenação está se preparando para levar e buscar diariamente cerca de 12.600 alunos em 540 veículos.

Além disso, a equipe também é responsável pelo transporte de seis mil estudantes que utilizam o Passe Escolar, bem como de 560 jovens do Transporte Social Universitário (TSU). A rotina intensa destaca o compromisso com a segurança dos alunos, que se manteve em 2023 sem ocorrências graves.

Reuniões de orientação para motoristas e monitores

Kodia Ramalho ressalta que, visando garantir a segurança dos alunos, são realizadas periodicamente reuniões de orientação com os motoristas e monitores. No retorno às aulas, esses encontros são ainda mais intensos, momento em que são reforçados os cuidados que devem ser tomados ao transportar os alunos e orientações sobre a manutenção dos veículos.

A equipe de Transporte Escolar da Secretaria de Educação de tem o desafio de lidar com a segurança e o bem-estar de milhares de crianças e adolescentes, incluindo aqueles com necessidades especiais. Michelle Macedo, superintendente de Contratos da Educação, destaca a complexidade da rotina de cuidados e se mostra satisfeita por encerrar o ano de 2023 sem ocorrências graves.

Normas e procedimentos para o serviço de Transporte Escolar

Todos os 540 veículos que atendem aos estudantes são submetidos a uma plotagem de acordo com o edital de licitação e possuem lacre de vistoria anual realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A secretária de Educação de Macaé, Leandra Lopes, menciona que o maior desafio enfrentado em 2023 foi a implantação da Instrução Normativa do Transporte Escolar, que regulamenta as normas e os procedimentos para o serviço.

Além do transporte diário, o setor de Transporte Escolar também atua em grandes eventos da rede de ensino, como a FlicMac, onde transporta alunos em 136 veículos, e no desfile de aniversário da cidade, com 54 veículos.

Regras para o uso do serviço de Transporte Escolar

Para ser beneficiado com o serviço de Transporte Escolar em Macaé, o estudante deve estar matriculado na rede pública municipal de ensino, morar a uma distância igual ou superior a um quilômetro e meio da unidade educacional e não ter limitação temporária ou permanente de locomoção. A normativa estabelece regras claras para garantir a segurança e eficiência do serviço.

A equipe de Transporte Escolar de Macaé está empenhada em garantir a segurança dos alunos durante o transporte, respeitando todas as normas e procedimentos estabelecidos. Com um trabalho árduo e bem estruturado, eles são responsáveis por levar e buscar diariamente milhares de crianças e adolescentes, proporcionando tranquilidade e conforto aos estudantes e seus familiares.

Fotos:

O coordenador do setor, Kodia Ramalho, destaca a importância da segurança dos alunos, ressaltando que eles são a razão do trabalho da equipe. Foto: Divulgação
Transporte Escolar em Macaé
Além do transporte diário, o setor também atua em grandes eventos da rede. Foto: Divulgação

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]