Arraial do Cabo: Incêndio no Morro da Cabocla pode ter sido criminoso
As autoridades de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, suspeitam que o incêndio que ocorreu no Morro da Cabocla na última terça-feira (20) possa ter sido criminoso. O Corpo de Bombeiros e o Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM) da cidade demoraram cerca de uma hora e meia para controlar completamente as chamas.
Apesar das suspeitas, ainda não foi possível identificar o responsável pelo incêndio. Segundo Leandro Sandre, chefe de Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e Marítimo de Arraial do Cabo, as autoridades continuam buscando por informações e pedem que a população entre em contato com o Disque Denúncia caso tenha alguma informação relevante.
O combate ao incêndio teve início por volta das 18h30, após o chamado feito às 18h13. A área atingida pelo fogo foi de aproximadamente 15 a 20 mil metros quadrados. O incêndio foi completamente controlado às 19h50 e debelado por completo às 20h.
Apesar da intensidade das chamas, que exigiu a ajuda do quartel de bombeiros de Cabo Frio, não houve registro de feridos. No entanto, este é o terceiro incêndio registrado na área apenas neste mês, o que preocupa as autoridades locais. Por isso, a região continuará sendo monitorada para evitar novos focos.
Leandro Sandre ressaltou a importância do combate bem-sucedido ao incêndio, evitando que as chamas se espalhassem para outras áreas do morro e alcançassem a vegetação de mata nativa, de grande importância ambiental para a região.
Além disso, é importante ressaltar que incêndios criminosos representam um sério risco para a fauna e flora local, além de colocar em perigo a vida de pessoas e animais. Por isso, é fundamental que a população denuncie qualquer atividade suspeita que possa estar relacionada a incêndios criminosos.
Arraial do Cabo é conhecido por sua biodiversidade e belezas naturais, já que possui praias e áreas de preservação ambiental únicas. Por isso, é necessário que todos tenham consciência sobre a importância de preservar esse patrimônio natural, evitando ações que possam colocá-lo em risco.
Imagem 1: ![Morro da Cabocla](https://rc24h.com.br/wp-content/uploads/2022/09/]);
Imagem 2: ![Incêndio no Morro da Cabocla](https://rc24h.com.br/wp-content/uploads/2022/09/]);
A população também pode contribuir para a prevenção de incêndios, adotando medidas simples, como evitar descartar pontas de cigarro ou materiais inflamáveis em locais inadequados, como áreas de vegetação seca. Além disso, é importante obedecer às leis de preservação ambiental e não realizar queimadas ou fogueiras em locais não autorizados.
É responsabilidade de todos cuidar e preservar o meio ambiente. Portanto, é fundamental que cada indivíduo faça a sua parte para evitar incêndios e proteger as áreas naturais de Arraial do Cabo e de todo o país.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos