São Paulo acolhe V CineFestival Internacional de Ecoperformance com entrada gratuita
Entre 27 e 29 de junho de 2025, a capital paulista sediará o V CineFestival Internacional de Ecoperformance, um evento que une cinema, artes performativas e ecologia. Com entrada gratuita, as exibições ocorrerão no Cine Satyros Bijou, no centro de São Paulo. A programação do festival traz 44 curtas-metragens de 26 países, explorando temas como meio ambiente, corpo, ancestralidade e memória.
Um encontro entre arte e ecologia
O CineFestival busca questionar paradigmas antropocêntricos ao promover obras de artistas interdisciplinares em diferentes paisagens, sejam elas naturais, urbanas ou virtuais. O evento destaca filmes que abordam questões urgentes, como destruição ambiental, efeitos da exploração e ameaças a ecossistemas e culturas. A curadoria, assinada por Maura Baiocchi e Mônica Bernardes, selecionou filmes que dialogam com linguagens diversificadas, incluindo dança, teatro, escultura e música.
Programação e abrangência
Além das exibições em São Paulo, a mostra online ocorrerá entre 4 e 6 de julho no canal do YouTube do International Ecoperformance Film Festival, onde serão anunciados os vencedores de 2025. Este ano, o festival também passará por outras cidades, como Brasília, Goiânia e São Paulo no Brasil, além de localidades como Alta Gracia e Córdoba na Argentina, e Petroșani na Romênia.
Diversidade e inclusão nas telas
As produções selecionadas oferecem perspectivas únicas, destacando-se a contribuição de artistas afro-diaspóricos, indígenas, feministas e queer. Os filmes prometem conduzir o público por uma jornada cinematográfica transcultural, desde a Amazônia aos Andes, passando pelo Ártico até Aotearoa, na Nova Zelândia.
Premiação e reconhecimento
Os curtas competem em categorias como Eco[po]ética, Ecodrama, Ecoanimação e Ecodocumentário, sendo que apenas a categoria principal terá primeiro, segundo e terceiro lugar. Ainda, um filme será agraciado com o Environmental Dance Prize, patrocinado pela Company Christoph Winkler, que oferece 5.000 euros para a criação de nova obra.
O júri do festival é composto pelo diretor Rodrigo Marcó del Pont, pela artista visual Milla Jung e pelos doutores em artes performativas Maria Fernanda Miranda e Junior Romanini.
Informações gerais
A edição São Paulo do V IEFF é realizada em parceria com o Cine Satyros Bijou e promovida por Transcultura Projetos Artísticos e Taanteatro Companhia. O evento ocorrerá nos seguintes horários: na sexta-feira, das 21h às 23h, e no sábado e domingo, das 14h às 18h. O Cine Satyros Bijou está localizado na Praça Franklin Roosevelt, 172, Consolação, com capacidade para 77 pessoas por sessão. A classificação indicativa é a partir de 12 anos, exceto para a sessão de abertura, restrita a maiores de 18 anos.
A agenda contará com sessões contínuas, oferecendo uma experiência imersiva em temáticas ecopolíticas contemporâneas, através de uma seleção internacional de filmes ambientais.
Fonte da Notícia: https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/sp-recebe-5o-cinefestival-internacional-de-ecoperformance/