Solucionando problemas de controle no Windows para PC

Controle não funciona no PC Windows? Veja como resolver

Controle de videogame não funciona no PC Windows? Veja como resolver

Jogar videogames no PC não é uma coisa nova, assim como conectar um controle para aprimorar a jogatina. Porém, alguns erros sistêmicos podem ocorrer e impedir que o periférico mantenha uma boa conexão com a máquina. Por isso, separamos algumas informações para ajudá-lo quando o controle não funcionar no PC Windows.

Verifique se o sistema operacional reconhece o periférico

Um dispositivo não pode ser conectado ao seu computador se o sistema operacional da máquina não reconhecê-lo. De forma geral, isso costuma acontecer quando você insere o plug do controle em uma entrada USB diferente da que costumava usar; neste caso, basta trocar de entrada ou inserir o plug mais vezes até o aparelho ser reconhecido.

Caso isso não funcione, ou se for o caso de um controle via Bluetooth, então dê o comando WIN+R e digite “joy.cpl” (sem as aspas) na barra de busca e pressione o botão “Enter” no teclado. Assim que o resultado abrir, verifique se a palavra “OK” consta abaixo do nome “Status” ou se sequer aparece qualquer opção de periférico conectado; se for o caso, então não há problema na conexão. Assim, você precisará verificar outras questões.

Conecte o controle outra vez

Mal contato acontece em todo tipo de aparelho, viu? E com o seu controle de videogame no PC não seria diferente. Por isso, caso dê algum problema ao conectar o periférico na máquina, o recomendado é desconectar o controle e reconectá-lo algumas vezes.

Também vale à pena reiniciar o PC e tentar a reconexão mais uma vez. Na maioria das vezes, o problema é resolvido.

Confira se há problema no plug ou na entrada

No caso dos controles que dependem da conexão cabeada ou via plug, um possível problema de conexão pode ocorrer justamente no encaixe das tecnologias. Ou seja, a entrada do controle ou seu plug USB podem estar danificados, ou mesmo a entrada USB do seu computador.

Para verificar, é imprescindível conectar o seu controle em outros dispositivos para verificar se a conexão é detectada. O mesmo vale para o computador: insira outros periféricos na mesma entrada a fim de testar se há algum problema com ela.

Analise a presença de alterações de hardware

Se desconectar e conectar o controle várias vezes não deu certo –– nem mesmo depois de reiniciar o PC –– então, está na hora de analisar a possível presença de alterações de hardware. Para isso, você precisa acessar o Gerenciador de Dispositivos.

Clique no Menu Iniciar e procure por “Gerenciador de dispositivos” na barra de busca, em seguida, selecione-o. Então, clique com o botão direito do mouse em um local vazio dentro da janela do programa e selecione a opção “Verificar se há alterações de hardware”. Se havia um problema e foi corrigido, o seu controle deve aparecer em algum lugar na janela, constando que está conectado.

Execute a solução de problemas

O controle conectou e foi reconhecido, mas não funciona. E agora? Tente executar a solução de problemas. Para isso, utilize o comando WIN+R, digite “msdt.exe -id DeviceDiagnostic” (sem as aspas) e clique em “Enter” no seu teclado. Em seguida clique em “Avançar”, aguarde pelo resultado, selecione o item que precisa ser reparado e confirme em “Aplicar esta correção”.

No caso de um problema com os controles sem fio via Bluetooth, use o comando WIN+I, selecione “Sistema”, clique na barra de busca e pesquise por “Solucionar outros problemas”, role a tela para baixo, clique em “Bluetooth” e depois em “Executar a solução de problemas”.

Atualize ou reinstale o driver do controle

Uma outra razão por trás do não funcionamento do seu controle é se o driver do periférico estiver desatualizado. Neste caso, acesse a barra de pesquisa, procure por “Gerenciador de dispositivos”, localize o controle de videogame, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção “Atualizar driver”. Depois, clique em “Pesquisar drivers automaticamente” e escolha a opção “Procurar drivers atualizados”.

Se mesmo após a atualização o problema não for resolvido, então é necessário desinstalar o driver do controle. Em seguida, reinicie o PC e o Windows irá reinstalar o driver automaticamente depois.

Com informações de Guia Região dos Lagos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]