Servidores de Búzios têm PCCR aprovado em segunda votação

PCCR dos Servidores de Búzios é aprovado em segundo turno | Política Costa do Sol

Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Municipais de Búzios é aprovado

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração Geral dos Servidores Municipais de Búzios (PCCR) foi aprovado em segundo turno, por unanimidade, na sessão legislativa desta terça-feira (16) na Câmara Municipal. O Projeto de Lei Complementar 05/2024segue para sanção do prefeito.

PCCR específico dos Profissionais da Educação Básica também é aprovado

Também foi aprovado em segundo turno o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração específico dos Profissionais da Educação Básica do Município. O Projeto de Lei Complementar 07/2024 também será encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Ambos os projetos entrarão em vigor a partir de 1° de janeiro de 2025 e deverão passar por revisões a cada 2 anos.

PCCR valoriza e promove o desenvolvimento profissional dos servidores

O principal objetivo do PCCR é valorizar e promover o desenvolvimento profissional dos servidores públicos de Búzios. O plano possibilita o estabelecimento de trajetórias de carreira, através do crescimento vertical, baseado no tempo de serviço, e crescimento horizontal, com base na capacitação profissional e escolaridade. Além disso, o PCCR busca promover a mobilidade funcional, permitindo que os servidores prestem serviços públicos com excelência.

De acordo com o PCCR, o vencimento base inicial para os servidores públicos efetivos está estabelecido no Anexo II da Lei. Além disso, está garantida a revisão anual, sempre na mesma data, sem distinção de índices, de acordo com a legislação municipal específica.

PCCR da Educação também atualiza cargos e carreiras dos profissionais

O PCCR específico para os Profissionais da Educação Básica do Município também foi atualizado. Além de estabelecer as diretrizes para os cargos e carreiras dos profissionais, o projeto também define as diretrizes para o funcionamento administrativo e pedagógico no âmbito da Secretaria Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia.

O texto prevê ainda que o município deve abrir concurso público quando a demanda por profissionais da Educação Básica atingir 10% do Quadro Efetivo. Para contratação temporária, serão permitidos processos seletivos.

Outro ponto importante é que a Secretaria Municipal de Educação irá garantir programas permanentes e regulares de formação continuada aos Profissionais da Educação Básica, através de parcerias com instituições públicas e privadas de ensino superior.

O PCCR da Educação será reavaliado por uma Comissão a cada 2 anos, sendo que a regulamentação dessa Lei Complementar ficará a cargo do Poder Executivo.

Conclusão

A aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Municipais de Búzios e do PCCR específico da Educação Básica é um avanço importante para valorizar e promover o desenvolvimento profissional dos servidores da cidade. Com essas medidas, busca-se incentivar o crescimento na carreira, tanto vertical quanto horizontal, e garantir a prestação de serviços públicos de excelência.

A implementação do PCCR e do PCCR da Educação também trazem benefícios aos servidores, como a garantia de revisão salarial anual e a abertura de concursos públicos para atender às demandas da Educação Básica. Além disso, a oferta de programas de formação continuada contribui para o aprimoramento dos profissionais da área.

Essas iniciativas demonstram o compromisso do município de Búzios com a valorização e capacitação de seus servidores, visando sempre a excelência na prestação de serviços públicos.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]