Segurança nas transações do WhatsApp: 6 dicas para proteger pagamentos – Tecnoblog

Pagar pelo WhatsApp é seguro? Veja 6 dicas para proteger suas transações – Tecnoblog

O WhatsApp Pay é uma forma segura de fazer e receber transferências financeiras pelo aplicativo de mensagens da Meta. A plataforma oferece várias camadas de segurança para proteger os dados dos usuários e as operações.

Todas as transações usam criptografia de ponta a ponta, o que evita a interceptação dos dados. Além disso, a plataforma utiliza um sistema para identificar atividades suspeitas e bloquear possíveis fraudes.

O WhatsApp Pay é uma ferramenta de pagamentos regulada por órgãos financeiros e conta com diversos recursos de proteção. Os usuários precisam cadastrar um PIN para autorizar qualquer transação pelo aplicativo. Além disso, os dados dos cartões e as operações feitas pelo app são protegidos com criptografia, permitindo que apenas o remetente e o destinatário vejam os detalhes. Essa criptografia impede que cibercriminosos interceptem as informações.

Os usuários também têm a opção de utilizar a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada extra de proteção ao sistema. Além disso, a plataforma utiliza algoritmos avançados para identificar atividades suspeitas e bloquear possíveis fraudes.

Para aumentar a segurança das transações pelo WhatsApp, é recomendado ativar a verificação em duas etapas. Essa opção solicita um PIN de 6 dígitos sempre que o usuário realizar o login em um novo dispositivo ou após um período de inatividade do aplicativo. É importante que a senha da verificação em duas etapas seja diferente do PIN do WhatsApp Pay.

Outra forma de aumentar a segurança é usar senhas fortes ou a biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para autorizar as transferências no app. Dessa forma, é possível impedir que pessoas não autorizadas realizem transações caso tenham acesso ao celular.

É fundamental não compartilhar dados sensíveis, como nome, documento, telefone ou credenciais de acesso do WhatsApp. Clicar em links suspeitos em mensagens e e-mails também deve ser evitado, pois essa é uma tática comum para golpes de phishing que roubam informações pessoais. Vale ressaltar que a Meta, dona do WhatsApp, nunca solicitará dados de login por e-mail, mensagem ou telefone.

Evitar fazer operações com o WhatsApp Pay, aplicativos de bancos e carteiras digitais em redes de internet não confiáveis, como Wi-Fi públicos, também é importante. Caso seja necessário utilizar esse tipo de conexão, é recomendado utilizar uma VPN para proteger as informações.

É fundamental desconfiar de pedidos de dinheiro ou ofertas suspeitos recebidos pelo WhatsApp. Criminosos podem invadir contas de amigos e familiares para aplicar golpes, como falso pedido de ajuda, falso boleto ou falsas ofertas. Antes de realizar qualquer transferência usando o WhatsApp Pay, é indicado entrar em contato com a pessoa para confirmar a solicitação.

Caso desconfie que tenha ocorrido uma transferência não autorizada pela sua conta do WhatsApp, é possível cancelar o pagamento em até 48 horas, caso o destinatário não tenha aceitado a transferência. Se não for possível cancelar, o usuário pode contestar a movimentação. Para isso, basta acessar o histórico de transações no WhatsApp Pay, selecionar o pagamento suspeito, selecionar “Ajuda” e “Fazer pergunta ao Suporte do WhatsApp”. Também é importante informar o banco sobre a transação não autorizada.

O WhatsApp utiliza diversas medidas de segurança para detectar ações suspeitas e cancelar possíveis fraudes nas transações. Além disso, há limites diários e mensais ao fazer pagamentos pelo WhatsApp, a fim de evitar ações fraudulentas.

É possível confirmar que o destinatário recebeu um pagamento no WhatsApp Pay através da própria conversa com a pessoa ou acessando o histórico de transações no aplicativo.

Por fim, é importante ressaltar que o WhatsApp Pay não oferece garantia ou seguro contra fraudes. A plataforma possui medidas de segurança, mas é importante tomar todas as precauções mencionadas acima para proteger suas transações.

Nós do Tecnoblog esperamos ter ajudado você a entender mais sobre a segurança do WhatsApp Pay e como proteger suas transações pela plataforma.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]