“`html
Cartões SD: Soluções para problemas de leitura no computador
Além dos pen drives, existem diversos dispositivos de hardware que permitem o armazenamento de arquivos de computador, como é o caso dos cartões SD. Contudo, algumas versões desses cartões podem apresentar dificuldades de leitura, levando o computador a não conseguir abrir o software relacionado. Nesse cenário, o que pode ser feito?
Preparamos um conjunto de sugestões com possíveis soluções para ajudar aqueles que enfrentam problemas com cartões SD que não são reconhecidos pelo computador. As orientações variam desde ajustes nas configurações do hardware até a atualização dos drivers. Confira as alternativas a seguir.
Verifique a presença de bloqueio no cartão
Modelos de cartão SD, especialmente os da SanDisk, possuem um sistema de segurança que se manifesta na forma de uma trava física responsável por bloquear o cartão. Essa funcionalidade é ativada por um interruptor localizado na lateral do cartão, o que pode impedir uma leitura adequada do dispositivo.
Para solucionar isso, basta localizar a pequena trava na lateral do cartão e movê-la para a posição de desbloqueio. Isso permitirá que o cartão seja lido pelo dispositivo.
Assegure-se de que o cartão está devidamente inserido
É fundamental que o cartão SD, ou seu adaptador (caso esteja utilizando um cartão microSD), seja inserido corretamente no slot correspondente. Se o computador não conseguir reconhecê-lo, tente pressionar suavemente o cartão para dentro do slot com o dedo indicador.
Caso você esteja utilizando um adaptador SD, faça uma checagem para ver se o cartão microSD está bem encaixado nesta unidade, pois uma conexão falha também resulta na não detecção do cartão. É válido testar o cartão SD em diferentes dispositivos para verificar se ele é reconhecido ou não.
Realize uma limpeza cuidadosa
Resíduos como areia, poeira ou sujeira, além de uma camada de oleosidade, podem interferir na leitura adequada dos chips e conexões. Se possível, utilize um pano de microfibra para limpar a parte dourada do cartão e o slot do computador.
Tente conectar o cartão novamente ao computador e veja se desta vez ele é reconhecido.
Verifique se o cartão está ativado
Alguns modelos de cartões SD exigem que a ativação seja realizada manualmente. Para isso, insira o cartão no computador, clique na barra de pesquisa do Windows e busque por “Gerenciador de Dispositivos”. Acesse o software e localize a categoria de dispositivos portáteis para verificar seu cartão SD.
Se não encontrar o cartão, clique em “Ação” e depois em “Verificar alterações de hardware”. Caso o cartão apareça como detectado, clique com o botão direito sobre ele, selecione “Propriedades” e depois “Driver” para ativar o dispositivo. Vale a pena também atualizar os drivers. Simplesmente clique com o botão direito sobre o dispositivo e selecione “Atualizar drivers”.
Use o sistema para localizar o cartão SD
Caso o cartão esteja funcional, ele poderá ser identificado pelo sistema operacional do seu computador. Para isso, pressione as teclas Windows+R, digite diskmgmt.msc na caixa de texto e clique em OK.
Se o cartão aparecer, mesmo que não consiga ser detectado pelas pastas do seu PC, pode ser que seja necessário atribuir uma letra de unidade ao dispositivo. Para isso, clique com o botão direito sobre o cartão e selecionando “Alterar letra de unidade”. Além disso, é recomendável a execução de um escaneamento CHKDSK, que ajuda na identificação de erros. Após mudar a letra de unidade, clique novamente no cartão, vá em “Propriedades”, selecione “Ferramentas” e clique em “Verificar e reparar”.
Formate o cartão SD como último recurso
Se nenhuma das alternativas anteriores funcionou, a formatação do cartão SD pode ser a última opção. Se os arquivos contidos nele não são importantes, inicie o processo de formatação. Para isso, pressione Windows+R, digite diskmgmt.msc e clique em OK, após isso localize o cartão, clique com o botão direito e selecione “Formatar”.
“`