Saquarema Surf Festival receberá a segunda fase do Circuito Nacional Banco do Brasil

Agência argentina coloca Saquarema na rota sul-americana do turismo | Saquarema

Surf Festival recebe segunda etapa do Circuito Nacional Banco do Brasil
O Surf Festival, o maior festival de surf da América do Sul, voltará a acontecer na praia de Itaúna, em Saquarema, Rio de Janeiro, de 15 a 21 de abril. O evento, que está em sua quarta edição, é promovido pela Prefeitura de Saquarema em memória a Leo Neves, surfista carioca falecido em 2019 e bicampeão brasileiro.

Considerado um dos principais eventos do calendário do surf nacional e sul-americano, o Saquarema Surf Festival contará com a participação de surfistas renomados do Brasil e do mundo, além da nova geração do esporte. Neste ano, o festival ocupará uma área quase duas vezes maior do que a edição anterior, totalizando aproximadamente 1,2 mil metros quadrados.

O evento será composto por três competições distintas que valerão pontos para os rankings regionais 2024/2025 da World Surf League Latin America: Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior, nas categorias masculina e feminina. Além disso, o festival contará com uma premiação igualitária para homens e mulheres, seguindo o princípio de igualdade de gênero.

O Saquarema Surf Festival é a única etapa do WSL Qualifying Series da América do Sul deste ano com pontuação máxima de 5 mil pontos. Além disso, serão disputadas vagas para o Challenger Series 2025, que é a divisão de acesso para a elite mundial do surfe.

Segundo Pedro Dau de Mesquita, CEO da 213 Sports, empresa responsável pela realização do evento, uma das prioridades é fomentar a nova geração local e oferecer oportunidades para os surfistas de Saquarema competirem em eventos internacionais. Serão cedidas oito vagas para atletas convidados, todas elas destinadas a surfistas locais de Saquarema, de acordo com os critérios de desempenho esportivo alinhados com a Associação de Surfe de Saquarema (ASS) e o Centro Municipal de Treinamento de Surfe.

Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, ressalta a importância do Saquarema Surf Festival: “Saquarema está acostumada a receber eventos grandiosos da modalidade, que enchem os olhos do público. Não por acaso, o Championship Tour e o Challenger Series também acontecem na cidade. Esta edição do festival reserva a presença de surfistas renomados que devem alavancar ainda mais o espetáculo na Praia de Itaúna.”

Entre os surfistas confirmados para o evento estão João Chianca, conhecido como Chumbinho, atual Top 4 do ranking mundial e representante da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, e a catarinense Tainá Hinckel, campeã do Saquarema Surf Festival 2023 e atual campeã sul-americana.

Ao todo, o festival conta com aproximadamente 200 inscritos, podendo superar os 215 do ano passado. Dentre eles, estão grandes nomes do surfe nacional e internacional, como Matheus Herdy, Alejo Muniz, Lucas Silveira, Lucas Chumbo, Silvana Lima e Bela Nalu.

Além das competições de surf, o Saquarema Surf Festival também contará com uma novidade nesta edição: uma competição de skate. Será construída uma pista de skate de 16 metros de comprimento por 10 metros de largura, onde acontecerão manobras de skatistas renomados, como Pedro Barros, medalhista olímpico e oito vezes campeão mundial no Skate Park.

O evento também contará com diversas atrações e ações de sustentabilidade, além de uma área de ativações de patrocinadores. Shows de bandas locais serão realizados durante o festival, que contará com uma arquibancada com capacidade para 120 lugares para o público acompanhar as manobras dos skatistas.

A quarta edição do Saquarema Surf Festival tem o patrocínio do Banco do Brasil, Monster Energy, G-Shock Brasil e Verde Campo, e conta com o apoio da Juçai e TVB. O evento é licenciado pela WSL Latin America e tem como parceiros institucionais a Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) e a ASS (Associação de Surfe de Saquarema).

O festival se consolidou como um dos principais eventos esportivos da região, movimentando a economia local, gerando empregos e atraindo turistas para Saquarema, que hoje é reconhecida como a capital nacional do surf. A prefeita Manoela Peres ressalta a importância do evento e do trabalho realizado pelo Centro Municipal de Treinamento de Surfe Leo Neves, que tem revelado talentos locais da modalidade.

Com uma estrutura de excelência e orientação para treinamento, os atletas do Centro de Treinamento têm levado prestígio para o município e o país, e inspirado novas gerações de surfistas. A prefeita destaca que os eventos da WSL têm impacto significativo na economia local e enchem os olhos do público.

O Saquarema Surf Festival promete agitar a cidade de Saquarema com uma semana repleta de surf, skate e diversão, reunindo grandes nomes do esporte e fomentando o surfe local. O evento é uma oportunidade única para os amantes do surfe e do skate acompanharem de perto as manobras e performances dos melhores atletas do Brasil e do mundo.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]