Saquarema: Costa do Sol brilha no turismo brasileiro; Maricá e Araruama avançam

spot_img

“`html

Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro: Novas Categorias de Municípios

Na última quarta-feira (18), o Ministério do Turismo divulgou uma atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, incluindo novas classificações para os municípios em todo o país. Essa revisão é um passo importante para a estruturação e reconhecimento das cidades que se destacam no setor turístico.

A Costa do Sol, localizada no estado do Rio de Janeiro, ganhou destaque especial nesta atualização. Seis de suas cidades foram elevadas à Categoria A: , Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Macaé. Essa classificação posiciona a região como uma das mais relevantes para o turismo tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Além disso, Maricá também avançou na categoria e agora pertence à Categoria B, acompanhada por Araruama. São Pedro da Aldeia é classificada como Categoria C, enquanto Iguaba Grande e Quissamã ocupam a Categoria D. As cidades de Casimiro de Abreu e Carapebus ainda se encontram em avaliação para a categorização.

O Mapa do Turismo Brasileiro revela que ao todo existem 5.570 municípios no Brasil, dos quais 2.605 são categorizados da seguinte maneira:

  • 145 Municípios Categoria A – 6 na Costa do Sol
  • 299 Municípios Categoria B – 2 na Costa do Sol
  • 509 Municípios Categoria C – 1 na Costa do Sol
  • 1.615 Municípios Categoria D – 2 na Costa do Sol
  • 37 Municípios Categoria E – nenhum na Costa do Sol

Entendendo o Mapa do Turismo

A categorização dos municípios turísticos é uma ferramenta criada pelo Ministério do Turismo com o objetivo de medir o desempenho econômico dessas localidades no setor de turismo. Essa classificação é parte de uma estratégia mais ampla do Programa de Regionalização do Turismo, que visa proporcionar decisões adequadas e implementar políticas alinhadas às características específicas de cada município.

Em 2023, o Mapa do Turismo Brasileiro destacou a presença de 2.477 municípios e 335 regiões turísticas. A IGR Costa do Sol é um exemplo de Instância de Governança Regional (IGR) formada em 2008, seguindo as diretrizes estabelecidas na Lei Geral do Turismo, sendo reconhecida pelo Ministério do Turismo como a entidade responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo na região da Costa do Sol.

O Condetur, que abrange um total de 13 municípios, incluindo Maricá, , Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus e Quissamã, desempenha um papel crucial na articulação entre os municípios e as autoridades de turismo, como a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-RJ) e o Ministério do Turismo.

Ilha do Japonês vista do bairro da Passagem, em Cabo Frio, uma das 6 cidades da região na categoria A. Foto: Errejota

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Observação: Substitua `URL_DA_IMAGEM` pela URL da imagem correspondente, caso esteja disponível, para garantir que a imagem seja incorporada corretamente no código HTML.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]