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Saquarema: Conheça os 10 golpes mais comuns contra clientes de bancos

Saquarema: Conheça os 10 golpes mais comuns contra clientes de bancos

Golpes frequentes aplicados a clientes bancários

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no ano passado, os golpes mais frequentes que atingiram clientes de instituições financeiras foram relacionados ao WhatsApp, a vendas fraudulentas e à atuação de falsos funcionários ou centrais bancárias. Esses golpes são cada vez mais sofisticados e, em um cenário digital em que as fraudes estão se tornando mais comuns, a entidade destaca que a criatividade dos criminosos é alarmante, com novas técnicas surgindo diariamente para enganar a população.

Em 2024, as queixas registradas pelos clientes em relação a fraudes bancárias foram alarmantes, com os dados indicando uma realidade preocupante. A quantidade de reclamações reveladas pela Febraban nesta nova pesquisa é a seguinte:

– Golpe do WhatsApp com 153 mil reclamações

– Falsas vendas, com 150 mil reclamações

– Falsa central bancária, com 105 mil reclamações

– Pescaria digital, ou Phishing, com 33 mil reclamações

– Falsos investimentos, com 31 mil relatos

– Trocas de cartões, com 19 mil queixas

– Envio de boletos falsos, com 13 mil reclamações

– Devolução de empréstimos fraudulentos, com 8 mil denúncias

– Mão fantasma, com 5 mil queixas

– Falsos motoboys, também com 5 mil denúncias

O Golpe do WhatsApp

O golpe relacionado ao WhatsApp se caracteriza por tentativas de clonagem da conta do aplicativo da vítima. A recomendação da Febraban é que os usuários ativem a opção de “Verificação em duas etapas” no aplicativo. Com essa função habilitada, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente.

Neste tipo de golpe, o criminoso busca cadastrar a conta da vítima em outro dispositivo. Para conseguir o código de segurança que o WhatsApp envia via SMS toda vez que é instalado em um novo aparelho, o golpista envia uma mensagem simulando ser uma assistência ao cliente, solicitando esse código da vítima de forma enganosa.

Fraudes em vendas

No golpe de vendas fraudulentas, criminosos criam sites falsos que imitam e-commerces legítimos, divulgam promoções inexistentes por e-mails, mensagens de texto e mensagens via WhatsApp, além de criarem perfis de lojas fraudulentas nas redes sociais.

Os consumidores devem ficar atentos às ofertas que parecem boas demais para serem verdade, principalmente aquelas com preços muito abaixo do mercado. É essencial também ter cuidado ao clicar em links contidos em mensagens e optar por sites de e-commerce conhecidos e de confiança para realizar compras.

Falsas centrais bancárias

O golpe da falsa central bancária ocorre quando estelionatários se fazem passar por funcionários de instituições financeiras ou empresas com as quais a vítima mantém um vínculo ativo. Ao entrar em contato, o golpista frequentemente alega haver um problema na conta ou menciona compras suspeitas.

Após essa abordagem, eles solicitam que a vítima forneça dados pessoais e financeiros e a orientam a realizar transferências, alegando que isso é necessário para resolver problemas em sua conta ou no cartão. A Febraban orienta que os clientes sempre verifiquem a autenticidade das mensagens e chamadas recebidas que contêm pedidos de informações pessoais.

Os bancos podem de fato contatar clientes para confirmar transações suspeitas, mas jamais solicitam dados pessoais, senhas ou que o usuário faça transferências citando estornos. Caso receba um telefonema suspeito, a orientação é desligar imediatamente e entrar em contato com os canais oficiais do banco.

Phishing e fraudes em investimentos

No que diz respeito ao phishing, também conhecido como pescaria digital, as fraudes ocorrem por meio do envio de links mal-intencionados que contêm vírus, os quais buscam roubar dados pessoais das vítimas. Essas mensagens geralmente têm aparência legítima, mas levam a sites que podem comprometer a segurança dos usuários. A recomendação é nunca clicar em links recebidos sem verificação prévia e manter os softwares antivírus sempre atualizados.

O golpe de falso investimento é frequentemente perpetrado por meio da criação de páginas de empresas fictícias e perfis nas redes sociais, que buscam atrair vítimas para promessas de investimentos muito lucrativos de forma rápida. É essencial desconfiar de promessas que oferecem rendimentos que estão muito acima do que o mercado oferece.

Troca de cartão e outros golpes

Por último, no golpe da troca de cartão, golpistas que atuam como vendedores costumam trocar o cartão da vítima no momento de devolvê-lo, observando a senha que foi digitada na máquina de pagamento e posteriormente utilizando o cartão da cliente para realizar compras sem autorização.

Portanto, atenção e cautela são fundamentais para evitar esses e outros tipos de golpes que estão cada vez mais sofisticados e frequentes no cenário atual.

Imagem: Criminosos andam cada vez mais criativos na hora de aplicar golpes.
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Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

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