Uma cobra adulta, medindo 50 cm, foi resgatada pela Guarda Ambiental de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. Trata-se de uma cobra-coral-verdadeira, uma das serpentes mais venenosas do Brasil. Os agentes da guarda foram acionados e constataram que o animal estava em boas condições de saúde. Por isso, decidiram soltá-lo em seu habitat natural.
A Guarda Ambiental de Saquarema aproveitou para alertar a população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato pode ser prejudicial à saúde. Caso alguém aviste uma cobra em situação de risco, a orientação é entrar em contato com a guarda para solicitar o resgate.
A cobra-coral-verdadeira possui um padrão de cores característico, que alerta para o perigo devido ao seu veneno de alta toxicidade. Geralmente encontrada em animais venenosos, essa coloração é copiada por uma espécie conhecida como falsa-coral, que não é venenosa e espera afugentar predadores.
Apesar de perigosa, a coral-verdadeira é tímida e raramente ataca. Ela vive geralmente escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras. Se uma pessoa for picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade de falar. Com o tempo, o veneno começa a afetar o sistema nervoso de maneira mais ampla, causando paralisia em músculos importantes, como os do coração e do diafragma.