A escritora Roseana Murray recebe prótese biônica após ataque de pitbulls
| Foto: Reprodução
A escritora e poetisa de 74 anos, Roseana Murray, começou a usar uma prótese biônica na última sexta-feira, dia 24 de novembro. A aquisição da prótese ocorreu após a autora perder seu braço direito em um violento ataque de três cães da raça pitbull em abril do ano anterior, na cidade de Saquarema, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Na ocasião, Roseana sofreu ferimentos graves, além de lesões faciais, tendo seu estado de saúde considerado crítico.
Em sua conta no Instagram, Roseana revelou que nomeou a prótese de “Blue”, em homenagem a um cavalo que ela possuía anteriormente. Ela expressou que o processo de adaptação à nova prótese será um grande desafio e requererá muito aprendizado por parte dela.
“Hoje recebi a prótese que chamei de Blue, o nome de um cavalo que tivemos. A adaptação é ou parece ser muito difícil. Outro grande aprendizado”, compartilhou a escritora em sua publicação.
Conforme informações fornecidas por Roseana, o equipamento de prótese foi confeccionado em uma clínica situada na Zona Sul do Rio de Janeiro, enquanto a mão biônica foi fabricada na Alemanha. O custo da prótese foi bancado pela Prefeitura de Saquarema.
A prótese biônica, que combina funcionalidades de ombro e mão, possui a capacidade de restaurar movimentos essenciais para as atividades do cotidiano da escritora, e, segundo especialistas, trata-se da opção mais apropriada para sua recuperação. Na data em que a decisão judicial foi emitida, o valor do equipamento era estimado em R$ 894 mil.
Recentemente, no dia 11 de novembro, a escritora teve uma conversa otimista com um veículo de comunicação, na qual expressou sua expectativa em relação à nova prótese. “Após vários meses de fisioterapia, a prótese será ajustada em mim a partir do próximo dia 21, e devo estar definitivamente com ela no dia 24. A avaliação é que estou pronta para recebê-la”, informou Roseana.
Contexto do ataque a Roseana Murray
O ataque que resultou na tragédia envolvendo a escritora ocorreu no dia 5 de abril de 2024, quando ela caminhava pelo bairro Gravatá, em Saquarema. O proprietário dos cães foi imediatamente detido pela equipe da 25ª Batalhão de Polícia Militar (Cabo Frio).
A vítima recebeu atendimento com o suporte de um helicóptero do Corpo de Bombeiros, sendo transportada, em estado crítico, para o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), localizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde permaneceu internada por um período de 13 dias.
Durante o tratamento, Roseana teve o braço direito amputado, e os ferimentos em seu braço esquerdo foram tratados por meio de cirurgia plástica, além de uma reconstrução do lábio superior.