São Pedro da Aldeia: Residentes de São Pedro reclamam de barulho de encontros de motocicletas na cidade e falta de fiscalização

Moradores de São Pedro denunciam barulho de ‘rolezinhos’ de motos na cidade e falta de fiscalização | São Pedro da Aldeia

: Moradores denunciam barulho de “rolezinhos” de motos na cidade e falta de fiscalização

Moradores de estão denunciando a ocorrência frequente de “rolezinhos” de motos na cidade. Segundo relatos, esses eventos têm acontecido pelo menos há três meses, mais especificamente entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira. O que mais incomoda os moradores é o barulho excessivo das descargas dos motores.

Na madrugada desta sexta-feira (24), durante um patrulhamento de rotina na RJ-106, em São Pedro da Aldeia, dois homens foram detidos. A equipe de policiais militares recebeu informações sobre a realização do “rolezinho” e, ao avistarem uma motocicleta com placa adulterada, abordaram seus ocupantes. De acordo com a PM, os indivíduos confessaram ter participado do evento e adulteraram a placa para evitar a identificação. A prática de adulteração de placas, segundo os envolvidos, era comum entre os participantes do “rolezinho”. Ambos foram conduzidos à delegacia e o veículo foi apreendido.

Apesar das detenções, os moradores afirmam que isso não é suficiente devido à frequência das atividades na região. Eles também culpam a prefeitura pela falta de fiscalização na área. “Tenho crianças em casa que são acordadas na madrugada graças ao descaso da prefeitura com o livre evento”, disse uma mãe, que preferiu não se identificar.

É importante destacar que o Código de Trânsito Brasileiro prevê como crime a utilização de motocicletas com descargas que produzam ruído excessivo, acima dos limites permitidos. Essa infração é considerada grave, sujeitando o condutor a uma multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira de habilitação. Em casos de reincidência ou maior gravidade, o veículo pode ser apreendido e o condutor pode responder por crime ambiental devido à poluição sonora, o que pode acarretar em penas mais severas, incluindo a suspensão do direito de dirigir.

O Jornal O Dia entrou em contato com a Polícia Militar e com a prefeitura de São Pedro da Aldeia, questionando sobre a falta de fiscalização na localidade e também em relação à frequência dos “rolezinhos”.

A prefeitura de São Pedro da Aldeia emitiu uma nota sobre o assunto, esclarecendo que, como o local onde os “rolezinhos” ocorrem é uma rodovia estadual, a competência de atuação é do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV). A Guarda Civil Municipal tem realizado ações fiscalizatórias em razão desse fato e está pronta para atuar caso a situação ocorra em vias municipais.

A polícia informou que vários batalhões da Polícia Militar realizaram ações de fiscalização na madrugada desta sexta-feira para coibir os “rolezinhos” de moto, que perturbam o sossego dos moradores da cidade. Operações conjuntas estão sendo realizadas com outros órgãos na capital para reprimir ações que possam trazer riscos à sociedade. As unidades policiais também realizam abordagens sistematicamente e cumprem roteiros ostensivos e de baseamento diariamente.

É fundamental que as autoridades competentes intensifiquem a fiscalização e adotem medidas mais efetivas para coibir esses “rolezinhos” de motos, garantindo assim o bem-estar da população e o cumprimento da lei. A participação e denúncia dos moradores são importantes para combater essa prática ilegal, que causa transtornos e perturbações à tranquilidade da cidade.

Imagem:
Imagem: Polícia Militar

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]