São Pedro da Aldeia: Projeto de apoio à Cultura é mostrado a pescadores artesanais

IMG_4786

“`html

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia Realiza Ação de Valorização da Pesca Artesanal

A Prefeitura de , através da Secretaria de Cultura, promoveu uma atividade especial nesta terça-feira (25) com pescadores artesanais da região, reconhecendo a pesca artesanal como um patrimônio cultural significativo. A ação teve lugar nas Associações de Pescadores dos bairros Pitória, Baleia e na orla do Camerum, no Porto da Aldeia. O intuito foi facilitar a aproximação da comunidade local com as oportunidades disponíveis por meio do Edital de Chamamento Público nº 01/2025, cuja finalidade é destinar recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB (Lei nº 14.399/2022) com o objetivo de fortalecer as manifestações culturais locais. O encontro contou com a presença do secretário de Cultura, Thiago Marques, juntamente com as coordenadoras de Políticas Culturais, Marlene Gouveia, e de Eventos, Fabiana Evangelista.

Durante o evento, além da apresentação do Edital, foi feita a convocação para os pescadores se inscreverem nas oficinas culturais que serão oferecidas, com foco na criação de portfólios e projetos. Essas atividades acontecerão na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, localizada no Centro. Nesta quarta-feira (26/03), está programada uma sessão pública às 15h, visando esclarecer dúvidas sobre o Edital da PNAB, seguida por uma Oficina de Elaboração de Portfólio, que ocorrerá às 16h. Já na sexta-feira (28/03), às 14h, será realizada uma Oficina dedicada à Elaboração de Projetos Culturais.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou a relevância da ação. “Nosso objetivo é nos tornarmos cada vez mais acessíveis aos segmentos que têm potencial para concorrer aos editais. Isso garante que todos tenham a possibilidade de acessar as informações necessárias para se inscreverem com seus projetos. Os pescadores artesanais possuem um imenso potencial para participar dessa seleção e, por isso, estamos levando a eles as informações pertinentes, especialmente àqueles que talvez não saibam da abertura do edital. Ao cumprirem as exigências, eles terão a chance de registrar seus projetos. Queremos incentivá-los a se envolver neste processo. A cultura deve ser inclusiva e acessível a todos”, afirmou.

A iniciativa despertou o interesse de Vitor Pires, vice-presidente da Associação dos Gancheiros do Camerum. “Estou muito interessado em participar do Edital. Não tinha conhecimento de que os pescadores artesanais podiam se inscrever e estou pensando em desenvolver um projeto que aborde a importância dos ganchos e explique todo o processo que envolve a pesca”, comentou Vitor.

As inscrições para o Edital de Chamamento Público, voltado a agentes culturais da cidade, estarão abertas até o dia 04 de abril, por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Cultura (SEMUC). No total, 40 projetos culturais serão selecionados para receber recursos da PNAB (Lei nº 14.399/2022), que totalizam R$ 210.240,62, os quais serão distribuídos entre diversas categorias artísticas.

Com esta ação, a SEMUC reafirma seu compromisso com a diversidade cultural e a democratização do acesso a recursos públicos destinados à cultura. Para mais detalhes sobre o edital e sobre as atividades oferecidas, os interessados podem acessar www.cultura.pmspa.rj.gov.br. (Clique AQUI para acessar o formulário).

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]