São Pedro da Aldeia: Início da imunização contra dengue na próxima semana.

São Pedro da Aldeia inicia vacinação contra a dengue na próxima semana | São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia inicia campanha de vacinação contra a dengue

A cidade de dará início à sua campanha de vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira (3). A imunização estará disponível para todas as crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos completos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão aplicadas duas doses da vacina, com um intervalo de 90 dias entre elas. A vacinação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município, seguindo os dias e horários de rotina de cada posto. Os pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação.

É importante ressaltar que, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar um período de seis meses para iniciar o esquema vacinal. Já em casos de contaminação por dengue após a primeira dose, a segunda dose deve ser mantida na data prevista, desde que respeitado um intervalo de 30 dias entre a infecção e a vacinação.

Pontos de vacinação

A vacinação contra a dengue será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) de , seguindo os dias e horários já estabelecidos para a rotina de vacinação.

Sobre a vacina

A vacina contra a dengue disponibilizada no município é composta por diferentes sorotipos do vírus da dengue. Ela poderá ser administrada simultaneamente com as vacinas inativadas do Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente, não havendo interferência na resposta imunológica. No entanto, é importante ressaltar que vacinas vivas ou atenuadas devem ser administradas com um intervalo de 30 dias.

A vacina contra a dengue é uma solução injetável e deve ser administrada por via subcutânea. Em caso de administração simultânea com outra vacina, a vacina contra a dengue deve ser aplicada em um sítio anatômico diferente, seguindo as recomendações do produto.

Contraindicações

A vacina contra a dengue não deve ser administrada nas seguintes situações:

  • Indivíduos menores de 4 anos e com 60 anos ou mais;
  • Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa da vacina;
  • Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida;
  • Indivíduos recebendo terapias imunossupressoras;
  • Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção assintomática com comprometimento da função imunológica;
  • Gestantes;
  • Mulheres que estejam amamentando.

É fundamental que a população de São Pedro da Aldeia esteja ciente da importância da vacinação contra a dengue. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode causar complicações graves, como a dengue hemorrágica. Portanto, a vacina é uma forma eficaz de prevenção e controle da doença.

Vacinação contra a dengue – Divulgação

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]