Novo hospital em São Pedro da Aldeia avançando em sua construção
No último dia 10 de março, o prefeito Fábio do Pastel esteve presente para supervisar mais uma etapa das obras do novo hospital municipal de São Pedro da Aldeia, que está sendo erguido no bairro Morro do Milagre. No momento, os trabalhos estão focados na construção de novas alvenarias que englobam tanto o primeiro quanto o segundo pavimentos. Além disso, há em andamento a implantação do Centro de Imagens e os serviços relacionados à parte elétrica, entre outras importantes atividades. Todo esse esforço e investimento se devem aos repasses da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, contabilizando mais de 15 milhões de reais em recursos.
O prefeito Fábio do Pastel enfatizou os progressos nas obras e os efeitos benéficos que a edificação do hospital trará para a comunidade local. “É gratificante observar o avanço das obras a cada visita. A construção de um hospital sempre foi uma meta em nosso governo e, com o suporte do Estado, este objetivo está se transformando em realidade. Assim como todos os munícipes, eu também estou ansioso para que tudo esteja finalizado e funcionando, com nosso Centro de Imagens proporcionando exames e um atendimento sendo prestado em um local totalmente estruturado e digno para nossa população,” declarou o prefeito.
Detalhes da nova instalação hospitalar
O projeto da nova unidade hospitalar conta com dois pavimentos. No primeiro andar, haverá uma clínica médica composta por cinco enfermarias, um setor de isolamento equipado com duas enfermarias, além de uma área voltada para a saúde mental que contará com três enfermarias. Também está prevista uma clínica cirúrgica com três enfermarias, um centro cirúrgico com duas salas e uma Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) que abrigará uma enfermaria. O espaço ainda incluirá uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um Núcleo Interno de Regulação (NIR), ouvidoria, serviço social e recepção.
No segundo pavimento, serão alocados o almoxarifado, farmácia, laboratório, cozinha, refeitório, lavanderia, necrotério, sala de acolhimento, box de enfermagem, bem como áreas destinadas a roupas limpas e sujas, além do departamento médico.
Vale ressaltar que o Pronto-socorro Municipal continuará em operação no mesmo terreno onde o hospital será erguido, porém com uma nova estrutura, totalmente reformulada e adaptada para proporcionar um atendimento de qualidade à população local.
Fonte: Guia Região dos Lagos