São Pedro da Aldeia: Coordenadoria LGBT em Saúde de São Pedro da Aldeia realiza evento educativo.

Profissionais da secretaria de saúde

: Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde promove jornada formativa para profissionais da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de , por meio da Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde, realizou uma jornada formativa para os profissionais da pasta. O encontro foi ministrado pela equipe do Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea, em parceria com a coordenadoria aldeense, e teve como objetivo promover o cuidado da saúde da população LGBTQIA+ do município.

O evento ocorreu na Câmara Municipal e aconteceu em alusão ao Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia, celebrado em 17 de maio. A jornada formativa teve como intuito a conscientização e a sensibilização dos profissionais de saúde sobre as necessidades específicas dessa população.

Durante a abertura do evento, a secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, ressaltou a importância de garantir direitos essenciais a todos. Ela agradeceu o trabalho da equipe da Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde, em especial de Laysa Jotha, responsável por buscar espaço e visibilidade para o atendimento aos LGBTQIA+ no município. Maria Márcia destacou a importância de entender as demandas e intervir para proporcionar acesso igualitário e seguro à saúde para todos.

Laysa Jotha, coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, celebrou a presença do público no evento e destacou o papel de provocar a sociedade ao debate acerca dos direitos fundamentais dos cidadãos, como o direito à saúde. Ela ressaltou que a coordenação tem realizado visitas em todas as 26 unidades da Atenção Primária aldeense, com o objetivo de promover o autocuidado em saúde e monitorar essa população dentro da Rede de Atendimento à Saúde.

Além dos profissionais da Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, o evento contou com a presença de representantes de outras instituições e órgãos que lidam com a temática LGBTQIA+. Entre eles, estiveram presentes a diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal, a secretária adjunta de Atenção Primária à Saúde, Jaqueline Tinoco, e o diretor da Atenção Domiciliar, Júnior Curcino. Também estiveram presentes Théo Silveira, coordenador do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, Pedro Rosa, superintendente de Políticas LGBTI de Cabo Frio, Fernando Bertozzi, coordenador de Diversidade e Direitos LGBTI de Armação dos Búzios, Paula Azevedo, coordenadora LGBTQIA+ da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Fernanda Machado, representante do Cores da Vida, e Maicon Almeida, presidente da ONG Aldeia Diversidade.

A Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde tem desenvolvido ações com o objetivo de conscientizar e engajar os usuários no cuidado com a saúde, por meio de atividades de promoção da saúde e campanhas de sensibilização. Nesse sentido, a equipe tem realizado visitas em todas as unidades de saúde do município, buscando atender às necessidades dessa população de forma inclusiva e igualitária.

(Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos)

Jornada formativa para profissionais da Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia

Equipe do Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea

Equipe do Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea

Coordenadora LGBTQIA+ em Saúde Laysa Jotha

Coordenadora LGBTQIA+ em Saúde Laysa Jotha

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]