Alunos de São Pedro da Aldeia se Destacam no Prêmio Hack e Ética Grand Prix de Soluções Éticas
Na última sexta-feira (8), em uma cerimônia realizada no auditório da Firjan SENAI SESI Tijuca, alunos da Firjan SENAI SESI de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, conquistaram destaque no Hack e Ética – Grand Prix de Soluções Éticas. Este evento, que busca fomentar o uso ético da inteligência artificial, destacou o projeto TelEthica.ia, que desenvolve tecnologia para identificar e monitorar discursos de ódio e discriminação em chamadas telefônicas.
Iniciativa e Parcerias
A iniciativa é organizada pela Firjan SENAI SESI em colaboração com o Eticalizando e com o apoio do escritório Prado Vidigal. Este ano, o evento visou reconhecer projetos que não apenas melhoram a gestão de custos e otimizam o trabalho humano, mas também que atuam na detecção de discursos de ódio e na redução de barreiras de comunicação com o uso de tradução em Libras.
Equipe de São Pedro da Aldeia
Os alunos Danilo Santos Nascimento, Eduarda Porto Garcia, Kethelen Ferreira Ramos, Millena de Souza Lage e Pietro da Silva Fonseca formaram a equipe Squad SENAI, sob a orientação da pedagoga Marcelle Brito e dos instrutores Danilo Vieira e Celso Brasil. Eles estavam entre as 353 equipes formadas por 1.481 alunos participantes.
Valorização da Ética
Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, destacou a relevância do tema para a formação dos alunos. “A ética é um valor inegociável na vida pessoal e profissional, e precisa ser constantemente praticada”, afirmou. Gisela Gadelha, diretora Jurídica e de Compliance da Firjan, reforçou a importância do projeto, destacando que ele reforça os valores já prioritários para a instituição.
Outros Projetos Vencedores
Além do TelEthica.ia, outras equipes também foram premiadas. Em São Gonçalo, a Tecnológya do SESI e SENAI SAGA SENAI de Inovação, com Ana Clara Lanes Moura, Bruno Tavares dos Santos, Caroline da Silva Pimentel, João Pedro da Silva Guimarães e Lucas Joe Felix dos Santos Abreu, desenvolveu o Energy.IA. O aplicativo, integrado a um sistema IoT, monitora o uso de equipamentos industriais em tempo real, melhorando a eficiência energética.
Já em Jacarepaguá, a equipe Inclus IA Saúde do SENAI, composta por Amanda Ferraro e Silva, Carlos Eduardo Duarte de Oliveira, Emilaine Batista de França, Kethelly Victória Batista da Silva e Laryssa Romão dos Santos de Souza, criou o FalaAI. Este projeto combina IA com Libras, oferecendo tradução simultânea de voz para Libras e vice-versa.
Impacto no Futuro
O projeto recebeu elogios de Antonio Carlos Hencsey, o Tatau, idealizador da iniciativa junto à Firjan, que ressaltou a capacidade das escolas em estimular transformações significativas na sociedade. Pedro Sanches, do escritório Prado Vidigal Advogados, também elogiou a iniciativa, afirmando que ela prepara os alunos para desafios reais e práticos que enfrentarão no mercado de trabalho.
Com estas iniciativas, a Firjan reafirma seu compromisso em preparar alunos para um futuro onde a ética e a tecnologia caminham lado a lado, capacitando-os a enfrentar dilemas contemporâneos com soluções inovadoras.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos