Sign In

Rio das Ostras volta a brilhar no setor de petróleo em 2023

Rio das Ostras retoma o protagonismo no setor de petróleo — RC24H

Rio das Ostras Lança “Café com Energia” para Impulsionar Setor Petrolífero

Com o intuito de se estabelecer como um núcleo estratégico no setor de petróleo do Brasil, a Prefeitura de Rio das Ostras anunciou, na última quarta-feira (30), o evento “Café com Energia”. Agendado para 28 de agosto, o encontro reunirá representantes de importantes empresas da cadeia de exploração e produção de petróleo. Esta iniciativa é o ponto de partida para uma série de ações que visam atrair investimentos, expandir a infraestrutura da Zona Especial de Negócios (ZEN) e alavancar a cidade como um ícone na transição energética no país.

Programação Atraente e Oportunidades de Negócios

O “Café com Energia” trará uma programação diversificada, incluindo palestras, rodadas de negócios e apresentações de projetos de infraestrutura. Durante o lançamento, ocorrido no auditório do Centro de Qualificação Profissional, na ZEN, foi exibido um estudo técnico que prevê um cenário positivo para o crescimento da atividade petrolífera no Brasil nos próximos anos, especialmente na Margem Equatorial, próximo aos estados do Amapá e Rio Grande do Norte.

Esse levantamento destaca que a abertura de novas áreas de exploração no território nacional deverá aumentar consideravelmente a demanda por serviços e equipamentos, criando uma janela de oportunidades para municípios com capacidade de resposta rápida, como Rio das Ostras. Estima-se que mais de 300 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados no Brasil nos próximos cinco anos.

Transição Energética e Sustentabilidade

A proposta da Prefeitura de Rio das Ostras ocorre em um momento em que a indústria do petróleo está se reposicionando para atender à crescente demanda energética global e às pressões por soluções de baixo carbono. A transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis é vista como um dos maiores desafios dos próximos anos.

Nesse contexto, cidades que oferecem um ambiente propício à inovação e à regulamentação se sobressaem, como é o caso de Rio das Ostras. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Peleteiro, destacou que a administração já deu início a conversas com universidades, instituições técnicas e empresas para preparar a cidade para as exigências desta nova fase. A ZEN, criada em 2004, está novamente em destaque na atual gestão, que planeja modernizá-la para receber novos empreendimentos.

Parcerias e Desenvolvimento Econômico

“A recuperação do protagonismo de Rio das Ostras no setor depende da colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e instituições técnicas. Estamos formulando um plano de desenvolvimento que inclui a capacitação da mão de obra, incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura, com foco especial na ZEN”, explicou Rodrigo Peleteiro.

Com essas estratégias, Rio das Ostras se posiciona para não apenas enfrentar os desafios do setor petrolífero, mas também para se tornar um polo de inovação e sustentabilidade no cenário energético nacional.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp